Fogão tradicional, de embutir ou cooktop: qual o melhor para o meu projeto?

Publicado por Decoradornet em

Quando estamos fazendo um projeto para modernizar a cozinha, várias dúvidas podem surgir, principalmente envolvendo os eletrodomésticos necessários para tornar o ambiente funcional. Um dos principais fatores para dúvida, é a escolha do fogão que será utilizado, já que existem vários modelos, como o fogão de piso, o de embutir e até mesmo o cooktop

Para te ajudar a fazer a escolha certa, o Decoradornet em parceria com a Lojas Colombo separou as características de cada um dos modelos com as dicas para ajudar na organização do projeto. Para saber mais é só continuar lendo!

Projeto #FeitoNoDecoradornet
Projeto #FeitoNoDecoradornet

Fogão de piso

Esse é o modelo mais tradicional que temos no mercado. Ele é colocado no chão, sem necessidade de alojá-lo em nenhum balcão, e conta com os queimadores e forno no mesmo aparelho. Uma das grandes vantagens desse modelo é que ele permite uma maior mobilidade pela cozinha, que é ideal para quem gosta de testar novos layouts nos ambientes. 

Além disso, ele apresenta diferentes tamanhos para atender a todas as suas necessidades, desde modelos de quatro bocas, perfeitos para quem mora sozinho, até modelos com 6 bocas, ideal para grandes famílias.

Por ser um tipo de fogão bastante popular e tradicional, o seu preço, principalmente nos modelos mais simples, costumam ser mais acessíveis. Mas isso não impede a existência de modelos mais tecnológicos que também podem ter preços mais elevados.

Projeto #FeitoNoDecoradornet

Fogão de embutir

O fogão de embutir é bastante parecido com o modelo mais tradicional já apresentado. Ele conta com os queimadores e forno em um único eletrodoméstico, apresentando também tamanho diferentes para atender a todas as necessidades do usuário.

A sua grande diferença é que, ao contrário do modelo já apresentado, ele não é colocado no chão, e sim instalado diretamente na bancada. Além disso, eles costumam ter um design mais moderno, o que é o ideal para quem quer passar uma imagem de alta tecnologia no projeto. 

Mas vale lembrar que o projeto da cozinha, e a localização desse fogão, precisa levar em conta as saídas de gás da casa e também as conexões elétricas, já que eles precisam desses dois fatores para poder funcionar. 

Projeto #FeitoNoDecoradornet

Cooktop

Esse é o modelo que mais vem ganhando espaço nos últimos anos. Ele é instalado diretamente sobre a bancada e não conta com forno, e se o cliente decidir tê-lo terá que instalar separadamente. Além disso, por ser feito com tampo de vidro, trás também um visual mais moderno para o cômodo.

Ele também é bastante versátil e apresenta vários tamanhos, desde os modelos de duas bocas, perfeito para kitnets, até mesmo modelos com seis queimadores, ideal para famílias grandes ou para quem adora se aventurar na cozinha. 

Além disso, os cooktops também apresentam maneiras diferentes de preparar os alimentos. Alguns modelos apresentam acendimento à gás, que funciona da mesma maneira que os fogões tradicionais, mas eles também podem ser elétricos ou por indução. Os elétricos não possuem grades ou queimadores, ou seja, a panela vai direto na placa ou vidro e sua energia vem diretamente da conexão com a rede elétrica. 

Já o cooktop por indução funciona de forma similar aos modelos elétricos, porém funcionam à base de campo magnético. Só aumentam a temperatura se estiverem em contato com uma panela específica. Recomenda-se as de fundo de ferro fundido, aço multicamadas ou inox, e não as de vidro, barro ou alumínio. Além disso, é a escolha ideal para quem tem crianças em casa, já que não causa queimaduras.

Projeto #FeitoNoDecoradornet

Ainda em dúvida de como encaixar o fogão em seu projeto de renovação da cozinha? Peça ajuda de um profissional na tarefa!
O Decoradornet tem uma parceria com a Lojas Colombo para criar projetos únicos utilizando os melhores produtos.
Acesse a página da parceria para conhecer mais!