Dicas Para Ambientes Pequenos

Publicado por Amanda Gomes Queiroga em


Imagine a situação: 

Você está procurando um lugar novo onde morar faz meses e finalmente encontra uma oportunidade perfeita. O preço é acessível, a localização é boa e a vizinhança esbanja simpatia.

Pronto, você conseguiu um cantinho para chamar de seu, o problema é que ele realmente é um cantinho, um canto pequenininho. 

E agora? 

Seja qual for o motivo que você se encontra nessa situação, saiba que essa é a realidade de muitos e não tem porquê se desesperar. 

Com o aumento do custo de vida, fazer o melhor por metro quadrado é uma situação que pode parecer difícil, mas há sempre um jeitinho.

Vamos lá?

  •  Respeite os espaços de circulação dos cômodos 

Para começar: quem nunca se surpreendeu com o espaço que fica depois de uma boa faxina? Pois é. Móveis mal posicionados e fluxos confusos criam a ilusão de bagunça e fazem o ambiente encolher.

Não precisa nem falar que trombar com pessoas ou objetos desvaloriza totalmente o espaço que você chama de seu, mas é bom reforçar: valorize um lugar funcional.

Respeite a circulação!

Mais elegante do que ter uma casa bonita é ter uma casa que colabora com a sua rotina. Por isso, se cria dificuldade, provavelmente é porque há uma maneira melhor de resolver esse problema.

I

Aqui, a @Taiene do Decoradornet tomou todo o cuidado para não impedir o fluxo da entrada. A sala tem começo, meio e fim, sem nenhuma parede. Uma boa maneira de aproveitar o espaço sem diminuí-lo!

  • Opte por móveis pequenos e leves 

I

A palavra aqui é simples: leveza! 

Móveis pesados e robustos ocupam um espaço valioso. Investir na transparência e valorizar a delicadeza contribui para um ambiente amplo e dinâmico sem aquela sensação de encolhimento.

Se o seu problema é garantir um bom fluxo de ar, isso é um ponto adicional..

Detalhes finos garantem que a corrente de ar tenha um caminho mais tranquilo, sem empacar em móveis mais sólidos e maciços. 

Um ambiente livre, leve e fresquinho!

  • Abuse dos móveis multifuncionais 

Cada macaco no seu galho? E se não há galhos suficientes?

Apostar nos móveis multifuncionais significa fazer mais com menos espaço. Aqui a @Bianca do Decoradornet não só introduziu um beliche como também  incorporou o armário embaixo da cama. 

Um bom planejamento é essencial para usar cada metro quadrado com sabedoria. 

Essa dica é muito útil, principalmente quando o assunto é uma lavanderia apertada ou cozinha pequena. Investir em um ambiente planejado ou procurar um móvel multiuso pode ser a diferença entre organizar e amontoar!

  • Aposte nas cores claras e neutras


Quando seu lar é pequenininho, dê uma alongada com uma paleta mais neutra.

 Cores fortes e vibrantes nas paredes chamam a atenção para o perímetro do ambiente, o que pode ser uma boa escolha se há bastante espaço para desfrutar ou para separar propósitos diferentes no mesmo lugar.

Mas se a situação está apertada, vem com a gente nessa dica: 

Cores neutras valorizam tanto nos móveis quanto na alvenaria, criando a ilusão de um cantinho maior e mais coeso. Um espaço menos intenso flui melhor, permitindo que o olhar viaje por todo o ambiente sem empaques ou surpresas.

Mas não esqueça: neutro não é sinônimo de chato! Mesmo que o branco seja uma escolha mais fácil, vale a pena desbravar o mundo das cores menos óbvias e convencionais.

Aqui a @Jessica do Decoradornet utilizou o Areia Molhada da Coral, um bronze bem clarinho e aconchegante que transforma a parede em uma parte do ambiente e não no final dele. Uma boa escolha para quem tem um espacinho pequeno para chamar de seu.

 Não esqueça dos uso de espelhos

Crie a ilusão de um espaço contínuo com a presença de espelhos. Duplique um corredor, um quarto ou até mesmo um banheiro com superfícies espelhadas.

Aqui a @Mayara da Decoradornet duplicou o quarto com a presença de um espelho deslizante na porta do armário e de quebra ainda refletiu a luz da janela, iluminando o quarto de dentro para fora.

Essa dica é famosa, mas não custa repetir: uma boa ilusão de ótica engana muita gente.

Se sentindo inspirado para transformar os cantinhos da sua casa também, mas não sabe por onde começar? Que tal ajuda de um profissional? No Decoradornet você escolhe o seu decorador, conversa com ele e só contrata quando encontrar o ideal para você. Existem soluções para todos os bolsos 😉 Comece agora!