biofilia

Publicado por Decoradornet em

Em poucas palavras, biofilia em design de interiores significa incorporar a natureza aos espaços internos da nossa casa.

Projeto feito pela SAMANTA no Decoradornet

Ao pé da letra, Biofilia significa amor aos seres vivos, a vida, a Natureza. Aplicar este conceito na decoração é trazer a Natureza para dentro de casa não só através das plantas, mas também na escolha das cores, formas e materiais utilizados.

Independente de qualquer ciência, todos nós já percebemos que o efeito da Natureza em nós só nos trás paz, equilíbrio e serenidade. Cada vez mais devemos deixar esta influência entrar dentro das nossas casas. Não é uma tendência ou modismo, é uma descoberta. É o fato que estarmos em uma ambiente calmo e visualmente conectado com a Natureza nos proporciona bem estar, saúde e produtividade.

O homem tem uma tendência natural de buscar conexões com a Natureza. Afastar-se dela, é viver na sombra.

Como podemos mesmo dentro de um apartamento sem área externa alimentar esta conexão através da decoração da nossa casa?

  • Abra a sua janela para o mundo, deixe a luz entrar.
Projeto feito pelo Guilherme e Matheus no Decoradornet

Utilize cortinas leves e deixe a luz natural entrar na sua casa. Você pode ainda ampliar o efeito dela com uma decoração de cores claras e o uso de espelhos. Deixe a luz artificial só para o final do dia e permita que o ar de fora flua para dentro da sua casa. Se você morar em um local arborizado curta o som dos passarinhos, caso more em uma cidade agitada, coloque uma musica ambiente com sons da natureza e utilize plantas internas para filtrar o ar do ambiente. O ordem é não se fechar. Ventilação e iluminação natural renovam as energias do ambiente.

  • Cultive plantas
Projeto feito pela Joice no Decoradornet

Em vasos, penduradas, mini hortas, flores enfeitando a mesa… O astral de qualquer ambiente se transforma com a presença das plantas. A maioria das espécies para apartamento dão bem pouco trabalho, mas até cuidar delas faz bem. É uma terapia. Antigamente era um tabu colocar plantas no quarto, hoje são bem vindas em todos os ambientes da casa.

  • Use na decoração cores e texturas naturais
Projeto feito pelo Luiz no Decoradornet

Cores naturais, verdes, tons terrosos são cores que encontramos na Natureza, mas sabia que aqui você pode ir para o lado bem pessoal? Quais são as cores que te fazem lembrar de alguma experiencia importante que você teve na Natureza? De repente os tons de azul e verde podem trazer de volta a sensação de frescor que você sentiu naqueles dias em uma praia paradisíaca? Tons amarelados e quentes podem lembrar aquele por do sol inesquecível. Cores naturais não enjoam facilmente, organizam visualmente o ambiente e podem transportar você para um estado de espirito de relaxamento e contemplação.

DICA: para um ambiente com cores naturais ficar com um nível profissional abuse das texturas diferentes dos materiais, decida se vai usar cores quentes ou cores frias (não misture as duas) e assuma diversas tonalidades das cores escolhidas.

  • Decoração sem crueldade
Projeto feito pela Melissa e pelo João no Decoradornet

O mesmo cuidado que você tem para escolher os seus alimentos e produtos de higiene deve se estender para a escolha da decoração da sua casa. Não consuma nenhum tipo de produto que promova o sofrimento dos animais. É um tema complicado e não estamos tentando convencer você a se tornar vegano, mas saiba que na decoração hoje tem muitas opções para você decorar com este compromisso.

São tantos materiais tecnológicos que existem hoje sem origem animal que vocês nem acreditam. Os couros sintéticos são produzidos em todas as cores e texturas. São mais baratos e mais fáceis de limpar que o couro natural e tem uma textura super confortável.

Curte algum bichinho? Use uma imagem bem linda na parede dele. Olha o projeto ai em cima com esta foto PB mara de alces em um campo com neblina 🙂 Deixe de lado peles naturais, animais não são troféus e a fotografia está aí para isto. Fotos, pinturas, cores podem remeter a qualquer animal ou estampa animal que você curte.

Precisa de ajuda para trazer a Natureza para dentro da sua casa?

Visite o decoradornet.com.br e dê as mãos para um decorador para partirem juntos nesta missão. Se você precisar de ajuda para se conectar com um profissional da plataforma, chama a gente aqui que ajudamos você sem compromisso nenhum.