Como Montar Seu Home Office

Publicado por Amanda Gomes Queiroga em

Trabalhar em casa deitado na cama com o notebook sob as cobertas é o tipo de ideia que o seu cérebro tenta te vender logo cedinho pela manhã. Mas relaxa, não é sua culpa se já caiu nessa cilada uma vez – ou duas.

Fazer o trabalho no quentinho da cama pode até parecer às mil maravilhas, mas vamos encarar a realidade, ninguém quer a dor na lombar como colega de trabalho. 

Fora que, convenhamos,talvez não seja a melhor maneira de fazer jus ao potencial do seu home office. 

Assim como o nome sugere, home office nomeia um escritório (office) que existe dentro da sua casa (home).

 De forma simples, trabalhar em home office significa trabalhar em casa. 

Logo, é bom entender que ter sucesso na criação desse ambiente é construir um lugar funcional que atenda a suas necessidades de trabalho sem perder o conforto do seu lar.

Então, se você sempre sonhou com essa dinâmica, mas nunca teve a oportunidade ou já é um dos grandes defensores do trabalho remoto: Vem com a gente aprender dicas de como montar (ou melhorar) seu escritório caseiro.


  • Planejando

Uma alternativa que cresceu muito nos últimos dois anos é fazer do seu home office um ambiente multiuso! 

Essa ideia faz todo sentido com as limitações do espaço disponível em casas ou apartamentos das grandes cidades. Fica difícil separar só um cantinho para seu escritório, é verdade. Pense no não convencional; corte gastos e combine ideias! 

Um exemplo:

Seu quarto tem uma janela larga e um espacinho pra uma mesa?

 Há uma possibilidade de escritório aí, hein? 

 Você é o chefe do seu próprio ambiente de trabalho e pode fazer as decisões que convém mais com o seu espaço, rotina e orçamento.

Ninguém precisa saber que aquele documento importante foi escrito a 2 metros da cama ou que você participou da reunião de pijaminha. 

Seu segredo está guardado com a gente.

Se, ainda assim, está um pouco complicado, fica de olho nessa dica:

Não sabe onde vai montar sua estação de trabalho?

Siga a luz que sai pela janela! 

A iluminação natural é a melhor amiga do ambiente interno; ela traz vida para o interior da casa e de quebra diminui aquele aspecto cansativo da luz do computador. Se possível, posicione sua mesa de maneira a receber os raios do Sol e diminua o brilho do monitor.

Ideias diferentes e interessantes também incluem home office na sala ou até na varanda! Se é viável, mande bala. Analise os prós e contras do ambiente em relação a praticidade, fluxo e rotina; fazendo alterações quando necessárias. 

O complicado desse conselho, é que cada ambiente e situação apresenta seus próprios desafios. 

Cada profissional é diferente e funciona melhor em condições distintas… 

A dica aqui é autoconhecimento!

Se o trabalho não flui em um ambiente mais barulhento, não escolha um ambiente barulhento.

Ou pelo menos tente encontrar uma alternativa que encaixe melhor para você. 

Se um estímulo sonoro te ajuda a se manter focado e produtivo e – acredite, há pessoas que são assim – não há problema nenhum em procurar um home office menos tradicional.

Mas não se preocupe, apesar da sua experiência com escritório dentro de casa ser pessoal, ainda selecionamos algumas dicas fáceis e versáteis para te ajudar nessa nova jornada de trabalho.

Saca só:

  • Materiais

Olha.

Tecnicamente, bem tecnicamente, você só precisa de uma coisa para ficar de home office: o computador de trabalho. 

Pera ai, você deve estar pensando, mas isso implica em mais duas coisas: A mesa onde fica o computador e a cadeira para sentar a mesa onde fica o computador. 

Ótimo, estamos na mesma página. 

Sim, essas são as necessidades e, por isso, é legal dar prioridade a uma boa mesa e uma cadeira confortável – afinal, esse se trata do lugar onde você passará boa parte do seu horário de trabalho.

Então, por recomendação, os três pilares do seu home office serão:

Cadeira, mesa e iluminação

Falando da cadeira, não escolha qualquer uma. Uma cadeira bonita pode sim animar seu horário de trabalho, mas um assento ergonômico é muito melhor para a sua produtividade.

Verifique se a cadeira que você irá utilizar no seu home office tem regulagens de altura e inclinação e se o encosto é confortável. Não deixe a dor nas costas ditar o desempenho do seu expediente.

Cadeiras muito altas ou muito baixas (em relação a mesa) impedem a distribuição correta de peso na cadeira, o que pode resultar em desconforto, prejudicando o seu fluxo de trabalho – e bem estar.

Um ambiente bem planejado geralmente é de ambiente produtivo, portanto comprar uma cadeira confortável pode ser mais um investimento do que parece.

Já quando o assunto é mesa:

Investir numa mesa de marcenaria pode ser a chave para te salvar daquela tensão na lombar. O tamanho adequado para a sua mesa é, em média 65 cm para as mulheres e 70 cm para os homens, ainda assim, uma mesa sob medida é uma boa ideia para quem planeja passar horas sentado no home office.

 Para ter certeza que o seu ambiente está trabalhando a favor da sua produtividade, há algumas convenções que auxiliam desde os maiores escritórios da Av. Paulista até o seu cubículo particular.

Lembre-se:

Cair de cabeça no home office não quer dizer dar adeus a sua saúde; pausas de 10 à 15 minutos depois de duas horas com os olhos na telinha são mais que recomendadas para uma vista saudável e um trabalho produtivo.

Se o seu pescoço está tenso depois de um dia longo de trabalho, isso provavelmente é culpa da altura do seu monitor. Idealmente, o topo da tela deve estar ligeiramente abaixo da altura dos seus olhos quando sua coluna estiver confortavelmente reta na cadeira.

 Assim, o seu pescoço não precisa se preocupar com nada além de sustentar a cabeça e você com realizar um trabalho bem feito.

O nome dessa área que debate a relação entre posição e produtividade se chama ergonomia e há várias dicas fáceis de aplicar no seu ambiente profissional; como por exemplo: manter os braços apoiados – ou sob a mesa ou sob o apoio da cadeira, sentar de maneira que a perna fique reta e os pés apoiados 100% no chão; entre outros.

 A distância do monitor também é um tópico que deve ser levado em consideração, a um braço de distância, seus olhos cansam menos, a leitura é clara e mais fluida.

Essas são apenas algumas informações relevantes sobre esse assunto, mas uma rápida pesquisa pode tornar do seu conhecimento inúmeras maneiras de tornar o seu ambiente um local que contribui para o seu trabalho. 

E aí? 

Pronto pra trabalhar de casa?

Se sentindo inspirado para transformar os cantinhos da sua casa também, mas não sabe por onde começar? Que tal ajuda de um profissional? No Decoradornet você escolhe o seu decorador, conversa com ele e só contrata quando encontrar o ideal para você. Existem soluções para todos os bolsos 

Comece agora!