Se encante com a técnica boiserie na parede

Publicado por Decoradornet em

Muito provavelmente você já viu ou mesmo já sabe o que é uma boiserie, essa técnica é muito antiga e faz parte das decorações das casas há vários séculos.

Basicamente, consiste em revestir paredes com molduras feitas originalmente em madeira, criando um relevo com ar sofisticado e atemporal.

A boiserie (pronuncia-se boaserrí) tem origem francesa, surgiu a partir do Rococó – um movimento artístico mais leve e intimista, desenvolvido no século XVIII e usado inicialmente na decoração de interiores, trazendo uma característica requintada e elegante às paredes da nobreza.

Com o passar dos anos, essa técnica foi sofrendo alterações, hoje é possível fazer boiseries com gesso, cimento, e até mesmo isopor, deixando o custo bem mais baixo. É possível também deixar essas boiseries com diferentes formatos, a partir desses formatos é possível definir a decoração com um visual mais clássico ou contemporâneo, a gosto do freguês!

A seguir, algumas dicas para aplicar a técnica e ter um resultado satisfatório:

Revestir com tinta

Para as boiseries feitas com gesso ou isopor, é imprescindível aplicar tinta acrílica após a instalação, para dar maior resistência e durabilidade.

A cor

O mais comum nas decorações, é pintar as boiseries com a mesma tinta usada na parede em que está instalada, criando um efeito de relevo. Também é possível deixá-las de outra cor, sempre tomando cuidado com as combinações de tonalidade; O ideal é que, se a boiserie for pintada com uma tinta diferente da parede de fundo, que ambas sejam em tons semelhantes e neutros.

O pé direito

É importante lembrar que, todo efeito que divide e recorta espaços, tende a achatar o ambiente. Se o pé direito for baixo, talvez a técnica não seja a melhor opção, mas caso queira, opte por instalar a no máximo 85cm do chão.

Acabamento

Para um bom acabamento, a emenda dos cantos das molduras deve ser feita em um ângulo de 45 graus.

Onde colocar

A boiserie combina com literalmente qualquer lugar da casa, tudo depende do formato dela, basta escolher pensando no estilo do ambiente!

Que tal fazer parte da nossa comunidade e ampliar o seu networking relacionado a decoração e design? Se você é arquiteto ou designer de interiores, acesse www.decoradornet.com.br e entre nessa junto com a gente!