Dicas de como utilizar plantas em sua decoração

Publicado por Decoradornet em


O verde é uma cor que ganha destaque na decoração. É o responsável por trazer tranquilidade, equilíbrio, leveza, alegria e aconchego ao lar, e a maneira mais charmosa de trazer um pouco mais de cor e vida para dentro de casa. 

Quando se trata de trazer cor para dentro de casa, não estamos falando apenas de pintar paredes, as cores podem vir de diversas maneiras na decoração. E qual a melhor forma de conseguir isto? É incluir plantas no ambiente! 

A natureza tem sido tema de diversas pautas atualmente, nosso país possui a maior diversidade de flora do mundo todo, e nada mais justo que trazer isso para dentro de nossas casas, mas para isso acontecer deve-se prestar muita atenção nas plantas que serão escolhidas pois nem todas se adaptam aos ambientes internos. 

As plantas são consideradas coadjuvantes, mas podem muito bem ir para destaque principal na decoração se inseridas da maneira certa.

como utilizar plantas bonitas na decoração

Quem não conhece a mais famosa e clássica samambaia, que atire a primeira pedra. Impossível não ter visto essa planta em alguma casa que você já entrou na vida. São plantas bem comuns no Brasil e se adaptam a vários ambientes: internos, externos, úmidos, secos, iluminados ou sem luz. Justamente por essa facilidade de adaptação, não exige tantos cuidados. Ótima para quem não passa muito tempo em casa, ou não tem muito tempo para cuidar das plantinhas. 

como utilizar plantas bonitas na decoração

Outra planta muito conhecida pelos brasileiros é a Espada de São Jorge, que carrega uma mitologia, acredita-se que a planta fornece proteção para o ambiente em que está inserida, afastando o mau olhado e a inveja. Justamente por isso existe o costume de manter a planta sempre próxima à porta de entrada da residência, para afastar as energias ruins, é comprovado que está planta purifica o ar e filtra os poluentes do ambiente também. 

como utilizar plantas bonitas na decoração

Cacto é outra planta excelente para quem vive na correria, pois se adaptam a qualquer tipo de ambiente e não precisam ser regados com muita frequência. Além do mais, esta espécie combina com qualquer tipo de decoração, seja ela mais romântica, clean ou industrial.

Incluir a planta na decoração nem sempre é uma tarefa simples e fácil. Muitas pessoas quando ouvem sobre isso, logo imaginam a varanda ou o quintal da casa repleto de plantas. Mas não é só ali que elas podem viver, as plantas podem muito bem serem bem-vindas em qualquer ambiente de uma residência. Vou te dar exemplos de locais que podemos inseri-las com muita classe. 

como utilizar plantas bonitas na decoração

Um ótimo exemplo para começar, é um cantinho da leitura no estilo Hygge, que preza pela simplicidade e aconchego, deve ter todo os toques necessários para manter o ambiente sempre aquecido e aconchegante, no caso do exemplo acima foi colocado um tapete acolhedor, uma poltrona com tecido confortável, e claro, não poderia faltar muitas plantinhas. Mas neste caso aqui, a Costela de Adão, ganha o papel principal, uma das espécies mais em evidência no momento, traz todo o foco do espaço.

como utilizar plantas bonitas na decoração

Entra ano, sai ano, e as plantinhas penduradas em suportes nunca deixam de ter graça na nossa decoração. A ideia que vem de muitos anos atrás, certamente, e é a maneira mais prática para incluir as plantas no ambiente. Os suportes podem ser dos mais variados: de tecidos ou cordas artesanais, bandeja suspensa, os desejados vasinhos de concreto com base de ferro, entre outras ferramentas, o segredo é ter muita criatividade.

como utilizar plantas bonitas na decoração

Muitas pessoas desistem de incluir as plantas na decoração, pois pensam que o único formato que tem para elas, é colocando em vasos enormes e pesados, o que dificultaria a limpeza da região ou a mudança de local. Com criatividade é possível inovar no suporte de plantas, de modo que simplifique o dia a dia da sua residência. 

No exemplo acima, todos os vasos e objetos decorativos ficam sobre um suporte com rodízios, facilitando assim a limpeza daquele espaço e possibilita também, que mova a decoração de lugar sem perder toda a essência desse cantinho tão bem pensado. 

como utilizar plantas bonitas na decoração

Os vasos não precisam ser de cerâmicas, como os mais tradicionais, você pode inovar colocando-as em cestos artesanais de vime, por exemplo. Uma maneira de dar vida ao ambiente e a um móvel utilitário simples, é incluir as plantas na superfície dele, como no exemplo acima. A estante ganhou uma nova vida ao ser incorporada na decoração com diversas plantas, das mais variadas espécies, nos mais variados suportes e vasos. Outro ponto importante que deixou este cantinho especial, foi incluir uns móveis industriais compondo o ambiente, como o pendente para suporte das plantas, um banco com tampo de madeira e a própria estante de ferro.

como utilizar plantas bonitas na decoração

Se o espaço que você tem é pequeno, mas a quantidade de plantas é maior, a mesa será sua melhor aliada na proposta de decoração do seu ambiente. Elas servem de apoio para alguns vasos, criando uma camada de plantas bem interessante, onde você consegue aproveitar tanto o espaço sobre o tampo, quanto abaixo dele para apoiar seus vasos com as mais variadas plantas. É muito interessante brincar com as alturas, colocando diversas espécies de plantas em determinadas alturas, em diferentes vasos ou suportes, e incluir objetos decorativos artesanais para compor o cantinho e deixa-lo mais aconchegante.

como utilizar plantas bonitas na decoração

As prateleiras são ótimas e funcionais para inserir qualquer tipo de decoração, inclusive para as plantas, elas ficam ótimas juntas e criam um ambiente aconchegante e agradável sem muito esforço. Nesse caso fica muito bonito se inserir plantinhas que possam cair cobre a prateleira, quase como se quiséssemos esconde-la. 

como utilizar plantas bonitas na decoração

A maneira mais clássica e atemporal de utilizar as plantas na decoração, é colocando no canto entre dois sofás, assim as plantas se tornam, sem dúvida, as grandes estrelas do ambiente. Se o espaço permitir, invista em uma espécie grande, que ocupe com maestria o lugar no qual ela será instalada. Na referência acima, o vaso dourado trouxe um perfeito equilíbrio entre os tons de marrom e cinza dos sofás, o mesmo ambiente pode conter diferentes texturas e ficar bonito, e as plantas verdes trazem um certo frescor a mais para a decoração, principalmente com a extensa folhagem até o teto.

como utilizar plantas bonitas na decoração

Outra maneira atemporal para inserir plantas na decoração, é o jardim vertical.  O jardim vertical fica interessante não só para as varandas, eles vieram com força total para otimizar diversos espaços como também os corredores, as salas de jantar, os jardins de inverno e qualquer outro cômodo que você quiser incluir mais vida. Há inúmeros modelos diferentes no mercado, desde os tradicionais suportes de ferro, até os mais modernos feitos de caixotes, a escolha vai depender do estilo da sua decoração. 

como utilizar plantas bonitas na decoração

Para finalizar, sabe aquele cantinho na sua casa que não tem muita funcionalidade, e estava esquecido? Ele pode ganhar uma nova vida se você trazer plantas para dentro dele. Um belo exemplo é o espaço que fica abaixo da escada, fazer uma espécie de jardim de inverno é uma ótima maneira de otimizar o espaço e ter uma decoração bem contemporânea. 

Para isso, vale apostar na diversificação das espécies das plantas, dos vasos e também utilizar objetos decorativos para trazer altura e assim acompanhar o desenho da escada. No exemplo acima, foi utilizado um baú como elemento principal de altura e alguns banquinhos de tamanhos diferentes, também apostaram nos pendentes de macramê para suspender algumas plantas sob os degraus da escada.

Gostaram das dicas de hoje? Já estão prontos para trazer a natureza para dentro de casa? Se você tem dificuldade em escolher o melhor tipo de planta que se enquadra na sua decoração, contate um de nossos decoradores para melhor auxilia-lo.