Home Office. Tem volta?

Publicado por Decoradornet em

No último ano o conceito de trabalhar de casa se enraizou no nosso dia a dia de uma forma tão profunda que muitas empresas reduziram seu espaço físico e o que era incomum virou rotina.

Tanto do ponta de vista de quem vende o serviço/produto como de quem compra, ficou normal e natural agendar reuniões online e os encontros com os clientes ou entre membros da equipe de trabalho serem todos virtuais.

Tem volta?

Nunca vai voltar como era antes. Já dizia Lulu Santos, kkk:

“Nada do que foi será

De novo do jeito que já foi um dia … “

Neste meio tempo, muitas pessoas prepararam suas casas para receber esta nova atividade sem improvisos. Trabalhar de casa antes era sentar na mesa de jantar com o laptop, agora o home office tem seu cantinho especial com toda a preocupação de ergonomia, iluminação, conforto, estética e bem estar digno dos escritórios tradicionais. Além do cenário de fundo para a reunião do zoom, kkkk!

Projeto de home office no quarto de hóspede, feito no Decoradornet pela Samanta

E os escritórios das empresas como ficam nesta história?

Aí que está o pulo do gato. Os escritórios tiveram uma reação rápida a esta mudança.

No Decoradornet entraram no último ano historicamente mais pedidos de projeto de decoração de interiores para espaços comerciais de escritório do que em qualquer outro ano. Por que será?

As empresas perceberam que precisam investir nos seus espaços porque agora competem com o conforto da casa dos seus funcionários.

Neste efeito rebote, os escritórios assumem uma cara e atmosfera de coworking, com espaços de lazer/relaxamento e trazem o verde para dentro. A decoração estimula a criatividade e incentiva a reunião/troca das pessoas.

Ir trabalhar no escritório hoje precisa ser uma experiência prazeroso e produtiva senão desanima e dá vontade de fazer de casa!

Vamos passear por uns projetos de escritório feitos no decoradornet e entender como deve ser o escritorio de 2023?

ESCRITÓRIO VERDE

Plantas no projeto da Maria Cristina feito no Decoradornet

É um fato que as plantas invadiram os escritórios. Não são meros objetos decorativos. As plantas apresentam alta capacidade de purificar o ar, absorver elementos tóxicos presentes nos produtos de limpeza e auxiliam no bem-estar. Seja um escritório em uma casa, seja em um prédio não esqueça que as plantas tem o seu “cargo” e não podem faltar.

DICA: dois fatores importantes que influenciam na escolha das plantas no escritório são a pouca iluminação e o ar condicionado. Plantas que aguentam o tranco e são lindas: Zamioculca, Costela de Adão, Espada de São Jorge, Comigo-ninguém-pode, Jibóia, Bambu-da-sorte e Pacová.

DESCOMPRESSÃO

Rede, balanço e tv no projeto do Thiago feito no Decoradornet

Claro que a falta de espaço pode ser um problema, mas maior ou menor, sempre se dá um jeitinho para ter um espaço de descompressão. Podemos inclusive usar o espaço que antes era dedicado a sala de espera, que está quase extinta nos escritórios. Um lounge híbrido onde um cliente pode esperar e funcionários possam relaxar é a melhor opção e já foi comprovado que as empresas que inseriram um local de descompressão receberam em troca funcionários felizes e com maior produtividade.

Video game e tv neste lounge corporativo do projeto da Maria Crista feito no Decoradornet

Neste lounge não podem faltar amenities: frigobar charmoso com bebidas, balinhas e pequenos lanchinhos saudáveis. O investimento é baixo versus o quanto será apreciado pelos funcionários que vão se sentir valorizados e cuidados pela empresa.

REUNIÕES RÁPIDAS

Espaços dentro de um escritório podem favorecer a mini reuniões que são super produtivas e menos maçantes que as reuniões formais. Elas não requerem nenhuma apresentação na tv, são feitas por um grupo pequeno de pessoas e podem durar meros 15 minutos.

Você acha que o descritivo acima combina com uma sala de reunião tradicional? Não né? A gente também não. A formalidade de uma sala de reunião não dá match com uma reunião rápida que tem um efeito incrivel para unir a equipe e deixar todo mundo na mesma página.

E como a decoração pode ajudar? Casulos abertos, sofás 360 graus, arquibancadas internas. Mobiliários divertidos e híbridos podem abrigar estes encontros rápidos com muito mais harmonia do que uma sala tradicional.

Arquibancada no projeto da Leticia feito no Decoradornet
Sofá 360 graus no projeto da Ana feito no Decoradornet

PLANTA ABERTA

Ter um espaço todo aberto sem divisórias é a melhor opção, afinal de contas estar em um escritório hoje em dia significa não estar isolado, ver e ser visto, interagir com os colegas e se sentir parte de um todo. Para isto as plantas abertas são imbatíveis, facilitam a comunicação e principalmente para os escritórios menores ampliam a sensação de espaço.

Todo mundo junto neste projeto da Renata feito no Decoradornet

Nem sempre é possível deixar tudo aberto. Quando é preciso isolar um ou mais setores, a melhor opção é a divisória de vidro que preserva a sensação espacial de estar tudo aberto e ainda garante que a iluminação natural vai chegar em todos os lugares.

Divisória de vidro isolam salas neste projeto feito no Decoradornet pela Samanta
Divisória de vidro isola sala reunião neste projeto da Maria Crista feito no Decoradornet

BRANDING

Decorar o espaço comercial com o logo, cores e o clima da marca é essencial para a construção da identidade da empresa. Isto favorece a integração dos funcionários que vão se sentir parte de algo e vão desta forma internalizar a cultura da empresa em que trabalham.

No mundo ideal o escritório deve ser uma representação física do que a marca representa. Um branding bem-feito com a decoração é uma mensagem forte que a empresa passará tanto para quem visita quanto para quem frequenta o espaço.

A cara da marca neste projeto feito no Decoradornet pela Samanta

CARA DE CASA

Nem todo escritório precisa ser ultra tecnológico e parecer uma loja da Apple né? Se a decoração for menos fria e remeter a decoração de casa, a permanência prolongada no escritório pode ser mais fácil e menos entediante. Só vale lembrar que por não ser uma casa a iluminação deve ser eficiente e adequada a uma área de trabalho, não cenográfica como no residencial.

Decoração com cara de casa neste projeto feito do Alécio feito no Decoradornet

Se o escritório ocupa uma casa ao invés de um prédio corporativo o projeto ganha mais área e asas a imaginação. Um quintal corporativo é o melhor bonus que um projeto comercial pode ganhar e é super versátil: funciona como local de descompressão, mas também pode ser o cenário diferentão para uma reunião que com certeza ficará na memória.

Sextou neste quintal corporativo, projeto da Ana feito no Decoradornet

E o que você acha desta história toda? Tem um escritório para transformar com a gente?

Chama a gente aqui no whatsapp que te colocamos hoje em contato sem compromisso com qualquer profissional dos projetos deste post!

E conta pra gente se você curtiu este tipo de conteúdo. Se você não falar nada, a gente não vai saber! Até breve 😉