Como economizar na sua reforma?

Publicado por DecoradorNet em

Todo mundo quer economizar na reforma do apartamento, da casa, ou de apenas um cômodo, não é mesmo? Mas as listas de tarefas são longas, os custos aumentam a cada nova ideia e, quando a reforma começa, as surpresas aparecem. Escolher o melhor decorador possível e estar bem preparado é a chave do sucesso, só que uma palavrinha pode ajudar bastante: reutilização.

Nem toda reforma doméstica precisa custar horrores, especialmente se você estiver disposto a olhar ao redor e decidir reutilizar, adaptar ou reinventar algumas peças de mobília, utensílios ou até espaços. O reuso é um dos seus maiores aliados na hora de economizar, assim como no uso da criatividade para criar um novo look.

Como reutilizar a mobília?

A chave é olhar para dentro da sua casa, não para fora. Tudo fica muito lindo no mostruário da loja e, claro, o decorador vai garantir que tudo se encaixe perfeitamente no seu projeto final, mas não desperdice o potencial dentro de casa para economizar na reforma.

Por exemplo, está planejando trocar toda a mobília da casa? Por que não economizar R$ 1.400 num armário novo para a cozinha, se aquele guarda-roupas antigo e robusto poderia apenas mudar de cômodo e dar um ar mais clássico ao ambiente? Ou então colocar a mão na massa e transformar a porta velha numa nova mesa de jantar?

Ter criatividade ajuda bastante e o decorador vai concordar muito com isso. Olhe para tudo que você tem e faça a seguinte pergunta: “o que eu posso fazer com você?” Ou essa aqui: “posso te usar em outro lugar?”. Qualquer resposta positiva significa economia na sua reforma.

As opções são quase infinitas e decoradores profissionais podem ajudar, claro. 

Mas quem realmente conhece os segredos, e os itens, escondidos na sua casa é você. Quer outro exemplo? Muita gente gasta muito na iluminação durante a reforma. Em vez de instalar luzes embutidas na nova estrutura de gesso ou atrás de cada prateleira, por que não reutilizar lâmpadas e abajures antigos – e restaurados, ou repintados – para mudar a cara do ambiente e economizar?

Já que estamos falando de luzes, pense bem antes de abrir novas janelas. Luz natural é legal e ajuda a economizar na conta mais tarde? Coloque na ponta do lápis o custo da janela contra a economia futura. Nem sempre a conta fecha. Um novo ponto de iluminação, ou uso inteligente de lâmpadas, clarabóias, tubos de luz solar, ou outras fontes, pode resolver seu problema sem precisar quebrar a parede. Não sabe onde colocar o tudo de luz solar? Os decoradores da Decoradornet.com.br vão saber. Fale com a gente.

Evite armadilhas custosas na reforma

Durante qualquer reforma, com ou sem reuso de coisas que você já tem, é importante ficar atento às armadilhas das tendências. Algo popular hoje pode desaparecer em alguns meses e nem você vai gostar, mas aí você gastou todo esse dinheiro e esforço, não é? Então, aposte no seu estilo próprio e acredite no potencial do que você já tem. Afinal, quem escolheu tudo isso ao longo dos anos foi você, não é?

Faça você mesmo. Pelo menos uma parte da reforma.

Economizar na reforma é fruto de muitas escolhas. Uma delas é ajudar. Sabe pintar? Pinte uma ou duas paredes. Gosta de mexer com madeira? Lixe ou recupere móveis por conta própria. Não sabe nada disso? Escolha o mais divertido e aprenda. Se tiver família, envolva todo mundo. Fazer algumas coisas por conta própria pode ser uma atividade bem divertida.

economizar-na-reforma-decoradornet-cozinha

Mas deixe as partes complicadas e fundamentais para os profissionais. Eletricidade, alvenaria, encanamentos e qualquer tipo de tubulação devem ser realizadas por especialistas. Economizar com a reforma também envolve pensar com sabedoria e em longo prazo. Além de perigosa, uma economia arriscada agora pode significar problemas sérios, e caros, no futuro.

Converse sobre tudo isso com o seu decorador, ele com certeza levará o seu objetivo em conta. Confie e vá sem medo, okay? Ainda não encontrou o decorador ideal? Fale com a DecoradorNet.com.br e encontre o profissional ideal para o seu projeto.

Reforme barato. Reforme na hora certa.

Antes de encarar uma reforma, estude o mercado. Ou fale com seu decorador sobre isso. Como tudo nesse mundo, o mercado de construção tem suas épocas de preços baixos. Encontre uma boa combinação entre variação favorável de preços e data para planejar sua remodelação. 

Atenção sempre para:

  • Reformas antes das Festas de Fim de Ano, elas são mais caras, muita gente quer estar com a casa bonita para receber os parentes.
  • O que acontece em janeiro? Promessas de Ano Novo. Quem não viaja e já economizou o suficiente, resolve começar o ano mudando tudo de cor e lugar.

Escolha a hora certa para reformar!

Perfeição é cara. Aquele defeitinho que ninguém vê é mais barato!

Vai comprar eletrodomésticos novos? Trocar o granito da pia? Quer uma TV nova? Você precisa mesmo comprar absolutamente tudo novo e pagando o preço cheio, ou você aceitaria comprar o mostruário da pia? Ou uma TV semi-nova de segunda mão ou com algum pequeno defeito?

Quando o orçamento aperta, precisamos fazer alguns pequenos sacrifícios. E aquele defeitinho no cantinho da base da TV ou uma lasquinha na lateral do armário novo podem significar descontos importantes para você gastar em outra parte da reforma ou economizar imediatamente.

Como economizar na reforma do encanamento?

A melhor dica é: se não há nenhum problema, deixe os canos em paz. Trocar encanamento envolve quebrar paredes, aumenta o custo da alvenaria e obriga a pintar tudo de novo, ou reinstalar azulejos no caso do banheiro ou da cozinha.

Se a reforma do encanamento for necessária, tente reduzir o prejuízo pedindo para os profissionais deixarem os metais com você. Você pode vender, doar ou tentar reaproveitar. Há ótimos designs de mesas, escrivaninhas e outros objetos com estruturas de canos metálicos.

Quero reformar tudo e gastar pouco!

Milagres não existem, mas trabalho duro dá resultados na hora de economizar. 

Já falamos para olhar para dentro de casa, então que tal olhar também para os espaços.

Os quartos são mesmo quartos, ou um deles pode ser a nova sala de TV enquanto a sala de estar tem a verdadeira vocação para ser o escritório? Será que sua casa não merece, pede, clama por uma cozinha externa ao lado de uma churrasqueira?

Redefinir o propósito de ambientes ou reimaginar a partir do zero é um jeito muito prático de economizar durante a reforma. Especialmente para cozinhas, se o problema é espaço, substituir armários muito velhos ou de difícil uso por versões mais finas e práticas pode aumentar a capacidade de armazenamento e mudar o clima do ambiente.

cozinha-decorador-online-decoradornet

Repensar o uso de espaços vazios também costuma revitalizar áreas e oferecer novas opções durante a reforma. Será que uma parede inteira de armários não poderia ser substituída por uma nova torre num único canto? Converse com seu decorador.

Rejuvenesça o velho na reforma.

Nem só espaços, pinturas e novas aquisições envolvem uma reforma. Na reforma mais em conta, outra peça importante é a revitalização de móveis e elementos antigos. Compare os custos de comprar um sofá novo e reformar o sofá que já cabe na casa. Às vezes, é apenas questão de novo revestimento.

Recuperar mesas com pintura danificada, ou buffets envelhecidos, é mais barato que comprar tudo novo. O mesmo vale para cadeiras, quadros e estruturas de camas.

Sabe o que falta agora? Um projeto para você começar a sua reforma barata, eficaz e maravilhosa. Fale com a Decoradornet.com.br e encontre agora o melhor decorador para você.