Você é Scandis ?

Publicado por Decoradornet em

decoradornet_scandis_1

A decoração escandinava ganhou espaço nos painéis de inspiração e não demorou nada para conquistar o coração e o lar de muitas pessoas. É bem fácil entender o motivo, afinal, além de muito harmônico, esse estilo é prático. Sua popularidade é tão grande que seus adeptos ganharam um apelido carinhoso, eles são os scandis!

Quer saber como ser um scandi e trazer todo o aconchego e charme da decoração escandinava para a sua vida? Então, continue lendo, pois vamos contar tudo sobre esse estilo e como aplicá-lo facilmente na sua casa. Vamos lá?

O que é a decoração escandinava?

O design escandinavo é um movimento que surgiu por volta de 1950 nos países nórdicos: Dinamarca, Noruega, Suécia, Islândia e Finlândia. Apesar de Escandinávia referir-se apenas ao trio — Dinamarca, Suécia e Noruega —, esse termo acabou se popularizando para abranger o design dos cinco países.

Atualmente, a inspiração nórdica tomou conta de casas e, principalmente, apartamentos brasileiros. Porém, ela não parou por aí, e tem se tornado um estilo de vida para os scandis.

Entenda o que é ser scandi

Bom, agora que você está pronto para essa imersão no estilo nórdico, é preciso saber o que é ser scandi. Afinal, você está prestes a se tornar um!

Ser scandi é praticar a decoração escandinava em casa. Sim, praticar. Isso porque toda a decoração tem um toque de DIY — o famoso “do it yourself”, ou “faça você mesmo” em português — , seja em plantas adotadas que requerem carinho e cuidados, seja no resgate e restauração da cristaleira da vovó.

Enfim, não é uma décor que vem fácil, pois ela imprime, e muito, a personalidade do dono!

decoradornet_scandis_2

Quais as principais características dessa decoração?

As características da decoração escandinava estão marcadas pelo simples, pelo minimalismo e pela funcionalidade. Portanto, seu foco principal é um ambiente com aspecto clean, uso de madeiras claras, linhas retas e sem excessos — o menos, por aqui, é mais.

Alguns tons, como azul mais claro, cinza, creme e branco, estão presentes. Assim como o espaço para que entre muita claridade — se você não tiver grandes janelas, invista em um espelho, que ajuda a refletir e clarear o ambiente.

decoradornet_scandis_3

Como investir na decoração escandinava?

Alguns elementos-chave são fundamentais para a decoração escandinava. Por isso, eles não podem ficar de fora na hora de montar seu espaço.

Busque pelo estilo clean

O clean está presente nas paredes brancas, que conferem mais claridade ao espaço e são a base perfeita para soltar a imaginação!

Para complementar, os adereços desse estilo apresentam silhuetas simples — nada de arabescos! —, mas, também, não deixam de ser charmosos. O geométrico, por exemplo, é um ótimo elemento para a decoração escandinava.

Já o mobiliário, é claro, segue a linha simples e clean, como a cadeira panton, criada pelo dinamarquês Werner Panton.

Valorize pontos estratégicos

Os tons neutros e acolhedores abrem espaço para um truque especial. A dica é a seguinte: para criar um destaque no seu ambiente, adicione uma cor mais vibrante em um ponto estratégico, ou seja, aquele que você quer que chame atenção. No entanto, lembre-se de balancear as cores e prezar pelo equilíbrio.

Acrescente charme à iluminação

Os pendentes dão um toque de charme, com uma pitadinha do estilo industrial, na medida certa para a decoração escandinava.

As luminárias de chão também acrescentam ao design e são perfeitas para a sala de estar, os espaços de leitura e o home office.

Abuse de DIYs

Que tal criar um quadro ou uma pintura? Esses são exemplos de DIYs que se encaixam muito bem na proposta do escandinavo. Reaproveitar móveis, ao investir no vintage, e empregá-los em outros propósitos é uma ótima opção — que tal fazer uma cadeira virar um criado-mudo?

Graças ao DIY e ao minimalismo, o estilo nórdico é despretensioso, muito prático e um grande aliado da organização. Não deixe de apostar nos tons claros, nas linhas simples, na iluminação natural e de luminárias e valorizar os pontos estratégicos.

decoradornet_scandis_4

Para inspirá-lo a seguir com a decoração escandinava, confira o que preparamos em nosso blog, no texto “DIY: organizadores de parede“!

Precisa de ajuda para se tornar um scandis ? Conecte-se agora com um decorador  !
No Decoradornet você vai achar seu guia espiritual da decoração e aplicar todos os conceitos acima COM AJUDA PROFISSIONAL. Bora ?