Reformar ou não reformar, eis a questão !

Publicado por Decoradornet em

Você já reparou como tem gente que fecha a cara quando o assunto da conversa é realizar uma reforma no imóvel ? Isso acontece porque muitas pessoas ainda associam a ideia de mudar sua casa a um investimento grande de tempo e principalmente de dinheiro ou ainda já tiveram experiências negativas e ficaram receosas em começar de novo.

Por não terem conhecimento técnico sobre o assunto, por acharem caro contratar um arquiteto e sequer saberem ao certo o que querem fazer — o que só aumenta o medo do resultado final ficar abaixo da expectativa — essas pessoas acabam deixando de lado a oportunidade de transformar e elevar o astral do ambiente onde vivem.

Neste post reunimos alguns dos principais motivos para animar, planejar e colocar em prática uma mudança na sua casa. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Por que mudar sua casa vale a pena?

Aproveitar melhor o espaço dos ambientes

Projeto SP Estúdio : portas de correr integram cozinha na sala

Projeto SP Estúdio : portas de correr integram cozinha na sala

Um dos motivos mais fortes para mudar sua casa é a possibilidade de aproveitar melhor o espaço do imóvel, que em muitos casos é mal utilizado muitas vezes por conta de escolhas equivocadas em relação ao mobiliário, aos acessórios decorativos, a iluminação e a paleta de cores de cada ambiente. A opção de integrar ambientes totalmente ou parcialmente através de portas de correr também contribuem para a ampliar a sensação espacial de imóveis pequenos.

Quem mora em uma casa ou em um apartamento com a metragem reduzida sabe que cada centímetro conta e pode fazer a diferença para tornar o local mais bonito, convidativo, agradável e organizado visualmente— em especial quando se vive com outras pessoas.

Modernizar e atualizar imóvel antigo

Dori Interior Design Studio: apartamento antigo de 1950 em Tel Aviv se moderniza com reforma.

Dori Interior Design Studio: apartamento antigo de 1950 em Tel Aviv se moderniza com reforma.

Quem mora em um imóvel antigo e que pertenceu a outras gerações da família ou já teve diferentes moradores ao longo dos anos pode aproveitar outra vantagem de mudar sua casa: a chance de resolver os problemas técnicos e, com isso, modernizar o imóvel e torná-lo mais atual, confortável e útil.

Não é preciso recorrer aquelas mudanças estruturais que requerem grandes obras, viu? Isso tudo é possível por meio de mudanças simples — mas eficientes —, que envolvem uma marcenaria planejada, sábia escolha dos móveis, objetos decorativos e revestimentos.

Imprimir a sua personalidade

Projeto LUX Interior Design: parede pintada de lousa deixa Home Office

Projeto LUX Interior Design: parede pintada de lousa deixa Home Office ultra descolado.

Além do que já foi dito, você pode dar uma nova personalidade a sua casa e deixá-la com a sua cara. Esse tipo de mudança é simples, mas ao mesmo tempo capaz de fazer toda a diferença em uma casa. É através dela que você vai mostrar através da decoração um pouco sobre você. Descontração ? Elegância ? Qual a sua vibe ?

Com uma reforma você torna a sua casa uma extensão e uma representação de si mesmo, o que faz com que cada canto se torne muito mais acolhedor e aumente a sua sensação de pertencimento. Nada melhor do que chegar em casa e se sentir confortável, certo?

Valorizar a sua casa

Projeto Studio DWG: marcenaria planejada valoriza o apartamento.

Projeto Studio DWG : marcenaria planejada valoriza o apartamento.

Ao mudar sua casa você consegue valorizá-la ainda mais e torná-la um local desejado e motivo de disputa caso decida vendê-la ou alugá-la no futuro. Isso acontece porque, ao contrário do que se acredita, a valorização de um imóvel não acontece exclusivamente pela sua localização.

O interior da residência também é levado em consideração e impacta diretamente no valor da propriedade, uma vez que o futuro proprietário/locatário pode aproveitar tudo o que já foi feito e ter despesas mínimas ou mesmo nulas para reformular ambientes.

Como otimizar o custo-benefício de uma reforma?

Agora que você já sabe por que vale a pena apostar em uma reforma para mudar sua casa, é hora de conferir algumas dicas simples, que vão otimizar o custo-benefício dessa repaginada  além, é claro, de garantir que o resultado final esteja de acordo com o que o você deseja (e precisa). Veja abaixo!

Defina um orçamento de acordo com a sua realidade financeira

Para começar, é importante definir um orçamento para a mudança que você quer colocar em prática, independentemente de ser em todo o imóvel ou somente em um ambiente.

Nada mais chato e incômodo do que você iniciar uma reforma com animação e mil expectativas e pouco tempo depois ter que pará-la porque não se organizou financeiramente ou não previu possíveis contratempos e gastos extras … Isso sem falar na bagunça que fica a casa, o que só traz transtornos para a rotina dos moradores.

Por isso, nada de se afobar! O ideal é sentar, pegar papel e caneta e traçar uma meta de orçamento. A partir daí, você começa a poupar e a montar uma reserva financeira. A definição da verba também é um ótimo indicativo para você passar para o profissional que vai fazer o seu projeto. Isto garante que ele não desenvolva um projeto que exija um gasto de execução muito além das suas possibilidades.

Busque referências na internet para ter como base

Caso você não tenha estabelecido o quer fazer na sua casa, não se desespere. Ao contrário: busque referências para conhecer diferentes estilos de decoração (industrial, casual, moderno, clássico …) e se inspirar para fazer pequenas (ou grandes) mudanças.

Que lugar melhor para isso do que a internet, não é mesmo? No Instagram e no Pinterest, por exemplo, estão cada vez mais populares os perfis que trazem fotos inspiradoras de ambientes com novas decorações e comparativos entre o antes e o depois.

Conte com bons profissionais para mudar sua casa

Definido orçamento, referências na mão, agora você vai precisar de um profissional para montar o quebra cabeça para você. Conte com a orientação de um arquiteto e/ou designer de interiores durante todo esse processo para evitar problemas que afetem desde o visual dos ambientes até a funcionalidade e uso do seu espaço. Você vai ter um projeto, imagens 3ds para ver como ficaria pronto e o melhor que com o projeto em mãos consegue orçar o exato valor da obra e prosseguir sem surpresas.

Uma boa sugestão é investir em um serviço de decoração online, no qual um decorador vai ajudá-lo a um preço super acessível a preparar um projeto que organize suas ideias, que não estoure o orçamento e, em especial, que respeite o seu estilo de vida e os seus gostos pessoais. Tudo isso por meio de uma plataforma interativa e fácil de usar, como a do Decoradornet. E olha que tem MUITA OPÇÃO de decorador para todos os bolsos e em todas regiões brasileiras, dá uma olhada numa amostra aqui.

Mudar a sua casa tem que ser algo prazeroso e trazer benefícios para o seu cotidiano e para o seu imóvel. O processo não pode ser traumático e difícil e deve ser amparado por um profissional para ser bem sucedido e garantir um resultado lindo, funcional e atemporal.

Vamos começar ? Conecte-se agora mesmo com um decorador no Decoradornet  sem compromisso !