A sala de estar como o próprio nome já diz, é um lugar para encontrar-se, é um ambiente de convivência, descontração e descanso entre os convidados e as pessoas que vivem na mesma residência, trata-se do cômodo mais visitado e por isso merece uma atenção especial na hora de decorar. Nesse post você encontrará opções incríveis para decorar a sua sala de estar de acordo com seu estilo e budget.

Tenha um objetivo na hora de decorar a sua sala de estar

Na hora de pensar na decoração da sua sala de estar primeiro deve pensar quais seus objetivos para aquele ambiente, você quer uma sala de estar onde possa assistir TV com a família, ou um ambiente calmo e aconchegante para ler um livro? Ou então um algo que seja confortável para receber os amigos? As possibilidades são infinitas, mas é indispensável em qualquer decoração tenha pelo menos um sofá ou poltrona para receber de forma confortável os seus convidados.

Não é preciso muito investimento para redecorar sua sala de estar, basta ter um planejamento, saber exatamente qual a finalidade desse espaço para você, atentar-se ao tamanho do ambiente e até mesmo a rotina dos moradores.

A sua personalidade será incorporada na decoração.

O próximo passo é definir o estilo de decoração que mais se enquadra no seu perfil, a decoração da sua casa é um reflexo da sua personalidade também. O Pinterest nessa hora é o seu melhor aliado, nele você encontra uma infinidade de referências de decoração, mas cuidado para não perder o foco, por que muitas vezes com tantas opções fica difícil escolher apenas uma para seguir a mesma linguagem, e sua casa se torna o próprio showroom de decoração. 

decoração online da sala de estar decoradornet

Uma dica valiosa é procurar as inspirações por palavras chave e organiza-las em pastas, assim fica muito mais fácil você visualizar aquilo que gosta em um mural de inspirações, um moodboard contemporâneo.

Mas você também pode descobrir o seu estilo aqui no Decoradornet

É importante identificar o espaço da sua sala de estar.

Após identificar o seu estilo na hora de decorar, agora você precisa identificar todas as qualidades e defeitos da sua sala de estar, e começar a trabalhar nelas. Por exemplo, a minha sala de estar é pequena e possui pouca incidência de iluminação natural. Eu preciso me atentar ao volume de itens da sala para que haja uma boa circulação e vou usar cores claras e espelhos para dar sensação de amplitude no espaço e também de bastante iluminação.

Mas nem sempre essa será a melhor solução para a decoração da sua sala de estar, em caso de dúvidas a melhor alternativa é contratar um profissional para solucionar o seu problema.

Além de identificar o seu espaço, você precisa entender o tamanho dos seus móveis, e buscar móveis que caibam na sua sala de estar, sem que os mesmos atrapalhem a circulação. Um grande erro que acontece muito, é comprar o sofá sem saber se ele caberá confortavelmente na sua sala de estar. As vezes o comprimento dele é o ideal, mas a largura não, e não terá um espaço adequado entre o sofá e o rack para circulação, por exemplo.

Agora que você já sabe seus objetivos, identificou o seu estilo e o seu espaço vamos para as dicas incríveis para decorar a sua sala de estar.

Menos é sempre mais, tenha apenas móveis essenciais e funcionais na sua sala de estar.

Um conceito que vem desde o século XX com uma abordagem racional, a concepção dos espaços envolvia uma apuração profunda voltando sempre as necessidades impostas. Esta decoração traz a linguagem de mobiliário mais reto, design limpo, confortáveis e poucos móveis, apenas o essencial, valorizando a circulação acima de tudo.

Em salas modernas e contemporâneas o menos é mais, neste caso os móveis da sua sala de estar serão apenas o essencial, mas que tal investir em uma peça de design? Elas trazem um ar sofisticado para a sala de estar, além de você adquirir uma obra de arte funcional.

Uma boa sala de estar é aquela que possui a quantidade adequada de móveis, nos tamanhos corretos e de acordo com o espaço existente. É impossível falar de sala de estar e não pensar em qual sofá colocar, a variação de modelos é grande e dependerá do objetivo da sua sala de estar.

Por exemplo, se seu objetivo é ter uma sala onde possa assistir TV com toda a família confortável, o ideal seria utilizar um sofá grande e espaçoso, pode até possuir uma chaise para dar uma “esticadinha” nas pernas entre um filme e outro.

decoração online da sala de estar decoradornet

Mas se seu objetivo é receber os amigos para um drink e uma boa conversa, o ideal é escolher um sofá menor, estreito e mais baixo, por que aqui a intenção não é ficar largado no sofá então não é necessário um sofá gigante, além dele trazer mais modernidade para a sua sala de estar. 

Para apoiar a sua TV e os aparelhos o rack será sua melhor escolha e o nicho de opções é enorme para agradar a todos os estilos e bolsos. O mais comum é o rack feito em marcenaria, que você pode encontrar pronto em diversas lojas ou mandar fazer com marceneiro de confiança. Há também outras alternativas para gastar menos e trazer o conceito de sustentabilidade para o seu ambiente, utilizando blocos de concreto, pallets ou engradados, por exemplo, o importante é você não ter medo de ousar.

decoração online da sala de estar decoradornet

Dependendo do espaço da sua sala de estar, e suas necessidades, uma mesa de apoio será importante para a sua decoração, a mesa de apoio pode ser central ou lateral e dentro desse nicho há uma infinidade de opções de composições e diversos materiais. Além de funcional, a mesa de centro traz um charme extra para a sala de estar, mas precisa levar em conta que é necessário no mínimo 60cm entre os móveis e a mesa de centro para que você consiga transitar com mais liberdade.

No mercado, há vários modelos de mesa de centro, desde madeira até vidro, mas você também pode produzir a sua própria mesa de centro, seja através de pallets ou até mesmo utilizando um baú antigo garimpado em um antiquário.

Uma proposta interessante é incorporar o formato da sala de estar na mesa de centro, por exemplo, se seu ambiente é quadrado, pode seguir com uma mesa de centro quadrada, em casos de salas retangulares é interessante utilizar uma mesa de centro também no formato retangular, dessa forma você equilibra o espaço.

decoração online da sala de estar decoradornet

Compor o centro da sua sala de estar com algumas mesas de centro, em diversos tamanhos e altura traz personalidade para o seu ambiente, não tenha medo de “descombinar” nessa hora.

A mesa na lateral do sofá tem mesma função que a mesa de centro, é ideal para complementar o espaço entre dois sofás, um sofá e uma poltrona, ou quando não há muito espaço entre o sofá e o rack. O importante é equilibrar o espaço, mas como neste caso ela fica do lado do sofá, a altura dela será diferente da altura da mesa de centro. O ideal é manter a altura do braço do sofá, mas nada te impede de compor com outras mesinhas menores e mais baixas também.

Ainda preenchendo a sua sala de estar, você pode optar por utilizar poltronas, bancos e também pufes. As poltronas trazem mais elegância, aconchego e conforto para o seu ambiente, e podem ser utilizadas em pares ou unitários, contrastando ou combinando com o sofá. É uma maneira de levar mais personalidade, cor e alegria para ambientes neutros e sérios, e fazer delas o ponto focal da sua sala.

Em caso de ambientes pequenos e/ou integrados, as poltronas podem ser substituídas por bancos, sem encosto, ou pufes menores, mais estreitos que as poltronas convencionais, pois ocupam menos espaço e isso ajuda a otimizar o espaço. 

Alegria para os ambientes

Existem mil formas de utilizar cores vibrantes na decoração, mas deve tomar muito cuidado para não poluir visualmente o ambiente, as cores que forem utilizadas na decoração devem conversar entre si.

As cores neutras são uma ótima alternativa para quem busca renovar sempre o ambiente. Utilizando uma base neutra em sofás e mobiliários principais, que normalmente tem o custo mais elevado, você investe em objetos decorativos coloridos por exemplo, que são mais acessíveis e você tem a opção de estar sempre renovando, sem gastar muito de dinheiro.

As cores podem ser utilizadas nas paredes da sua sala de estar, ou apenas e uma parede, e se você ficar com receio de utilizar mais de uma cor no ambiente, vale aderir a dica anterior, e utilizar a base em cores neutras.

Outra alternativa é trazer cores vibrantes para um ponto focal, restaurar um móvel antigo adicionando uma cor para dar uma nova vida á ele.

decoração online da sala de estar decoradornet

Use de todos os sentidos na decoração, e não deixe o tato de fora dessa.

Utilizar texturas na sala de estar é sempre interessante, seja no tapete, nas almofadas, na cortina, no papel de parede ou no sofá, não tenha medo de ousar!

Elas trazem para a decoração um lado mais sensorial, o sentido do tato que é responsável pela percepção de diversas sensações através do contato entre a pele e a textura e capturar estímulos e perceber o ambiente ao nosso redor, além de trazer charme e elegância para a sua sala de estar.

decoração online da sala de estar decoradornet arquiteto

As paredes também fazem parte da decoração da sua sala de estar.

São extremamente importantes na decoração da sua sala de estar, a forma mais prática de dar vida ao ambiente é trabalhar nas paredes. Além de utilizar cores, texturas, papeis de parede, painéis de madeira, é possível exibir itens que contem a história dos moradores ou falem mais sobre sua personalidade. 

Usar um mix de quadros, com diversos tamanhos em uma mixagem de gravuras e fotografias delicadas, por exemplo, resulta em um visual maximalista porém com ar minimalista, a criatividade é o ponto chave, os quadros não precisam estar todos pendurados na parede, opte por apoiar alguns no chão, eles trazem um efeito mais harmônico e com personalidade forte para a sua sala de estar.

Expor itens colecionáveis e/ou garimpados traz muita personalidade para o ambiente, uma opção é investir em um revestimento na parede para criar um pano de fundo sofisticado para a exposição e criar um mix de peças com objetos artesanais, por exemplo.

Usar prateleiras para apoiar os quadros e algumas plantas é a estratégia perfeita para quem busca sempre mudar a decoração, pois permite que a coleção seja reorganizada sempre que quiser.

Uma opção para renovar a parede de uma maneira fácil e rápida é utilizando papel de parede, hoje em dia há uma infinidade de cores, estampas, texturas atreladas a essa técnica de revestimento, não há muita regra para utilizar papel de parede na decoração, o importante é ele ter um conceito que converse com o resto da decoração.  

Você viu que não é preciso muito, com um toque de criatividade você consegue transformar a sua sala de estar em um ambiente novo e a sua cara. E agora falta o que para você começar a redecorar a sua sala de estar?

Entre em contato com o Decoradornet e encontre o melhor decorador para você.