Decorações de casamento pra você se inspirar!

Publicado por Decoradornet em

Quando duas pessoas resolvem se casar, a primeira expectativa criada pelos convidados e para os próprios noivos é sem dúvida nenhuma a roupa, enquanto a segunda maior expectativa para este dia é a decoração do local do casamento. 

Essas escolhas são a maneira com que os noivos irão expressar todo o seu amor neste dia, ela deve passar também a personalidade deles, seja em igreja tradicional, capelas simples minimalista, campo ou praia, a decoração da cerimônia e da festa deve ser pensada com muito carinho e nos mínimos detalhes. 

A começar pela decoração da igreja, caso essa seja a escolha de vocês, uma maneira interessante é usar um tapete de espelho ao invés do tapete tradicional vermelho. Além das fotos ficarem mais interessante, é uma oportunidade de os convidados admirarem a beleza estampada nos tetos das igrejas. 

Ao optar por uma capela minimalista, é interessante seguir a mesma linha na decoração, afinal com uma capela dessas, que tem como cenário a natureza, não será necessário investir numa decoração muito elaborada. Deixe o foco ser vocês, os noivos, e o amor de vocês. Com certeza surpreenderá os convidados e será incrível.

Outra maneira grandiosa para casar no religioso, é aos pés do cristo redentor, e engana-se quem pensa que isso é privilégio de ricos e famosos, a taxa cobrada é “acessível” se comparado a locação de cerimoniais em espaços para festas. 

O cristo redentor e a paisagem vista dele já é um espetáculo por si só. Mas com as colunas triangulares espelhadas, cria-se um visual infinito do céu. Uma ótima opção também para quem vai fazer o cerimonial em locais abertos, como campos e praias. 

Para quem não quer casar com uma cerimônia tão tradicional, pode buscar inspiração em lugares que o casal gosta de passar os momentos de lazer, como praia ou ás margens de um lago, por exemplo. 

O altar ganha destaque especial, pode ser um arco que mistura folhas, flores e trigo trazendo rusticidade para a decoração ou então uma pérgola coberta por arranjos florais e tecidos em voil trazendo o romantismo para a cena. Aqui, o tapete vermelho central pode ser substituído por um conjunto de tapetes persas e indianos estampados, ou aderir ao tapete espelhado para acompanhar o céu azul. 

Os arranjos também podem seguir uma linha menos tradicional, como arranjos de trigos e folhas secas, pois o clima da praia pode não ser o mais ideal para manter os arranjos intactos durante toda a cerimônia, por causa da ação da areia e o vento trazendo o sal do mar, mas não é por isso que deixaremos o charme para o caminho da noiva até o altar, né? 

Se os noivos fazem questão dos arranjos florais no caminho até o altar, uma boa opção é utilizar suportes para eles. Estes suportes de arranjo são fixados na areia, existem diversos modelos e vocês só precisarão encontrar um que mais se enquadra no perfil do casal. 

O olhar atento em cada detalhe pode transformar a decoração em algo muito especial, não só para os noivos, mas para os convidados também. Desde a sinalização no local que dirige os convidados a todos os setores do evento até o sinalizar das cadeiras reservadas, podem ser delicadamente pensados na decoração. 

Um casamento no campo é aconchegante, não só por estar próximo a natureza, e apesar do clima mais rústico, ele não deixa de ser especial, charmoso e elegante. É inevitável não pensar em utilizar madeira para essa decoração, nas mesas de jantar dos convidados ou na própria mesa do bolo. 

Ao escolher uma mesa de madeira não será necessário colocar toalhas de mesa, deixe o destaque para as louças e arranjos. Uma opção bastante criativa e fora do convencional e brincar com as cores das louças e o próprio formato delas é de como será disposto na mesa. Usar taças coloridas também é uma ótima alternativa para quem quer sair da mesmice e das taças de cristal convencional. 

Uma opção para a decoração do casamento sair do convencional é usar uma mesa em formato retangular, remete à lembrança de casa de fazenda, onde sentavam-se todos juntos as mesas para as refeições, essa pode ser uma mesa comunitária também, uma maneira para vários ou todos convidados interagirem entre si. 

Que tal usar uma estampa no guardanapo e mudar o formato como ele é apresentado na mesa? Uma opção simples, porém, moderna e elegante, e apresenta-lo com um nó no meio, e colocar no sousplat redondo acompanhando os pratos. O próprio sousplat também pode combinar com a decoração rústica se for utilizado artesanato local, por exemplo. 

A mesa mapeada com os lugares marcado dos seus convidados é importantíssimo, para que não haja confusão na hora de procurar a cadeira é interessante deixar marcado nas próprias mesas. Seja com tags, ou objetos decorativos sobre os pratos, o charme está nos mínimos detalhes. 

Como a noite promete ser agitada, as vezes é difícil comunicar a todos os convidados de como será a noite, por isso pensar em cada detalhe é fundamental para que ninguém se sinta menos importante. Uma ótima opção é deixar sobre os pratos, uma tag agradecendo a presença daquele convidado e até informando qual o menu que será servido nessa noite especial. 

Se os noivos não se interessam muito por flores, e até por ser um item bastante caro da decoração, existem outras opções como folhagens, velas e até arranjos minimalistas em mini vasinhos de vidro pendurados. Uma decoração mais simples, porém, não menos charmosa do que as centenas de arranjos florais enormes. 

Os noivos resolveram fazer o cerimonial e a festa no mesmo lugar? E não querem “sujar” o ambiente com a chuva de arroz? Até porque essa tradição já está aos poucos entrando em extinção. O que vocês acham de distribuir pétalas das flores que serão utilizadas na decoração em cones, para cada um dos convidados, assim eles podem atirar sem estragar o resto da decoração! 

Ou então bolhas de sabão, elas trazem uma imagem de romantismo puro e ingênuo com gostinho de infância. Além de tudo as fotos desse momento serão maravilhosas. E quem não gosta de fazer bolhas de sabão? Até as crianças entrarão nessa onda e vão amar fazer parte desse momento. 

Há quem diga que as lembrancinhas só são importantes para o fim da festa, eu discordo. Em uma cerimônia tão linda como essa, tenho certeza que muitos corações serão fortemente tocados, até daquela pessoa mais durona. E pensando que muitas lagrimas serão derramadas, de felicidade é claro, que tal dar uma caixinha de lencinhos? Seus convidados permanecerão com as maquiagens intactas e ainda sentirão todo o carinho que vocês têm por eles. 

Sem contar no clássico bem casado como lembrancinha, é interessante lembrar que no outro dia os seus convidados podem acordar com uma bela ressaca, né? Uma alternativa para uma lembrancinha divertida é uma garrafinha de água com comprimidos para curar a ressaca do outro dia, aliado com o clássico bem casado agradecendo a presença deles nesse dia tão especial para vocês. 

E então, depois dessas dicas vocês já marcaram a data do casamento e estão planejando os detalhes?

Não esqueçam de convidar a gente para essa festa! 

Categorias: Dicas