Como usar souvenirs de viagem na decoração

Publicado por Decoradornet em

Souvenir é um termo francês que significa “memória” e é o nome que damos para aqueles objetos que compramos em viagens e que nos remetem a lembranças dos lugares que estivemos e dos momentos especiais que passamos ali. Estes pequenos objetos cheios de memória estão presentes em muitas culturas pelo mundo e cada uma delas traz um significado especial. Vale tudo: miniaturas, posters, chaveiros, estatuetas, bonecos, canecas, e o que mais a imaginação (e os destinos) permitirem.

A melhor forma de eternizar aqueles bons momentos que vivemos e reviver os lugares que visitamos ao longo da vida é trazer um pouco dessas recordações para o dia a dia. Pincelar a decoração da casa ou do apartamento com os objetos que colecionamos destas viagens parece simples, mas na verdade a grande dificuldade é saber como posicionar todos esses elementos em um mesmo ambiente sem virar uma completa bagunça.

Muitas pessoas são fascinadas por souvenirs e ao longo da vida, as vezes sem perceber, acabam formando uma vasta coleção deles. Essas lembranças tão emblemáticas as vezes acabam guardadas em uma gaveta ou esquecidas em caixas, mas na verdade podem ser um grande diferencial na sua decoração, trazendo charme e o aconchego de um lar cheio de história pra contar. Mas pera aí? Como unir peças tão diferentes umas das outras com a decoração da sua própria casa? O Decoradornet pode te ajudar com algumas dicas de decoração com souvenirs incríveis! Você pode decidir o ambiente, sempre atentando pras dicas que daremos aqui e o auxílio de um profissional para não sobrecarregar o visual.

“Podem ser colocados soltos de forma a decorar uma coleção de livros, numa mesa de centro ou aparador. Em um só lugar, como numa cristaleira ou em um suporte na parede como os nichos ou prateleiras(…) com moderação para não deixar o espaço muito poluído.” aconselha o profissional da plataforma Alécio.

O segredo é saber combinar os souvenirs com a decoração que já existe na sua casa, equilibrando os estilos de modo a tornar o ambiente interessante e dar o devido destaque a tudo aquilo que vale a pena ser lembrado.

Confira agora as dicas do Decoradornet e arrase na decoração do seu ambiente com souvenirs:

Agrupar

Aqui a união faz a força. Uma coleção de miniaturas com o mesmo tema tem um impacto artístico maior do que apenas uma isolada. Imagina só estas mascaras espalhadas pela casa, não teriam o mesmo efeito do que assim juntas:

Mais um exemplo do poder da repetição. Uma miniatura sozinha e depois utilizando a ideia de agrupar as miniaturas para ter um efeito mais artístico e divertido:

Armários e nichos

Um dica é utilizar os móveis mais minimalistas ou monocromáticos e compor com seus objetos mais coloridos e de formas mais inusitadas para criar maior pontos de destaque. Armários tipo cubby/locker numerados e cada nicho recebe algum objeto especial de viagem. Deixar na sala e ele vira motivo da conversa! Cada objeto que seu convidado/visita pega tem uma história para contar!

Nichos de estante servem para isso: souvernirs de viagem! Não para serem preenchidos com objetos decorativos sem significado, vale misturar tudo: estátuas, miniaturas, globos, artesanato local, etc.A “bagunça”reunida vira ordem!

Almofadas

Almofadas com estampas ou temáticas dos lugares que você viajou também são ótimos e uteis souvenirs para repousarem nos sofás e poltronas e fazerem você “viajar” nos pensamentos.

Nas paredes

As paredes podem virar tela pra muita ideia boa e criativa, separamos algumas que podem dar aquele up na decoração da sua casa e ainda ser motivo de muita conversa com as visitas:

Pratos: Não é só na mesa que os pratos devem ser utilizados. Veja que interessante as composições com pratos coloridos nas paredes. Muitas culturas e países tem a cerâmica e a pintura de pratos presente no artesanato local, apostamos que já viu muitos por ai. Vale misturar um de cada local que visitar e ir aumentando a decoração da parede com os anos, ou reunir aqueles que você já tem utilizando a dica da repetição que demos acima!

Fotografias: Fotos de viagem podem ganhar ar de fotografia premiada se impressas em preto e branco e dispostas em galerias como a da foto abaixo.

Mapas: Mapas podem dar bons quadros, aquele bairro que gostou muito, aquela cidade cheia de surpresas e ruas que ficaram na lembrança. Se for um mapa mundi dá pra explorar ainda mais: que tal marcar com pins ou colorir os lugares que já visitou?

Imãs: Quem disse que imãs tem que ir direto para a porta da geladeira? Você pode ir além e criar um mural metalizado naquela parede sem graça. Uma placa metálica ou até uma tinta metálica dão conta do recado e pronto, um painel para você encher de imãs divertidos e quem sabe pendurar umas fotos junto?

Estes pequenos toques de personalidade e detalhes adicionam camadas especiais e contam um pouco sobre quem mora ali. Decorar com aquilo que te faz lembrar de momentos únicos traz aconchego e torna a sua casa um verdadeiro lar, é uma coleção daquilo que você ama e que te fez ser quem você é hoje.

O cuidado fica apenas para evitar o exagero e não tornar a decoração muito caricata. Com estas dicas e uma pitada de criatividade estas lembranças podem ser inseridas na decoração de interiores de formas interessantes e originais. Objetos de viagem além de personalizar a decoração dos espaços de cada um são gatilhos emocionais que nos transportam para as nossas melhores memorias e experiências, sozinhos ou em companhia daqueles que amamos. É um pedacinho de cada lugar que estivemos e trouxemos conosco.

Decorar os ambientes em que vivemos é também imprimir nossa personalidade. Através da escolha pessoal de objetos e peças decorativas contamos também um pouco da nossa história, e o que é melhor pra contar história do que uma viagem especial? Sabemos também que não é simples ou fácil organizar tantas ideias em nossa cabeça e transportar para a organização dos ambientes da forma como imaginamos, por isso nossos profissionais de decoração podem te dar uma mãozinha nessa hora.

Muitos desses objetos também podem fazer parte daqueles que você de fato utiliza no dia a dia e não apenas uma decoração. Algumas peças como luminárias, cofres, canecas, caixas podem ser além de decorativas muito úteis e práticas.

Olha o que diz a decoradora da plataforma Débora:

“A dica é comprar itens que sejam decorativos e também úteis. Eles não precisam necessariamente ser comprados em lojas de souvenir, só precisam trazer um pouco da cultura e lembrança do local.”

Lembranças de viagem são objetos que nunca saem de moda, e a sua decoração de interiores pode se transformar a cada nova viagem. Não se prenda aos detalhes e nem ao valor de cada peça, o que vale é a memória que cada item carrega. O que não pode é espalhar os souvenirs sem nenhum critério ou organização, pois assim você pode desvalorizar seu ambiente, ou por não saber como usá-los acabar os deixando esquecidos no armário. Para que isso não aconteça opte pela ajuda de um profissional da decoração de interiores. Através do Decoradornet você pode se conectar com aquele decorador que tiver o estilo mais parecido com o seu agora mesmo e juntos pensarem na melhor forma de personalizar a sua casa com estas preciosidades que você tem guardado há tanto tempo. Se precisar de ajuda, não deixe de chamar nossa equipe no WhatsApp (clique aqui).