O poder das cores na decoração

Publicado por Decoradornet em


A cor está presente em todo o lado no nosso dia-a-dia: no trânsito, nas roupas, nos alimentos e especialmente nas paredes que nos rodeiam, sob as mais diversas formas. As cores costumam ser usadas na decoração para dar estilo ou amplitude para um espaço, pois assumem na decoração e no design um papel essencial. 

Muitos acreditam que a cor tem poderes energéticos especiais, e escolhem a cor que favorecerá aos moradores da residência, o uso das cores para tratamentos é chamado Cromoterapia, e ela pode ser aliada na decoração principalmente se unirmos com o Feng Shui, mas para isso é necessário entrar em contato com um profissional. No post de hoje vamos dar dicas de como trazer poder para a decoração através das cores. A cor é o instrumento perfeito para dominar qualquer espaço. Temos algumas ideias incríveis para melhorar o seu espaço e elevá-lo a um outro nível. 

Primeiro, se as parede e teto forem unificados na pintura, elas têm o poder de aumentar verticalmente o espaço visualmente. Se os móveis são claros, é interessante criar um contraste com paredes em tons mais fortes, ou ao contrário, paredes em tons claros contrastam muito bem com móveis em tons mais escuros. 

O famoso Ton Sur Ton, outra ideia para adicionar um pouco de cor na decoração de ambientes, pode encaixar facilmente ser utilizados os papéis de parede estampados sobre uma base de paredes da mesma cor, ou até mesmo os móveis. O resultado é excelente ao combinar acabamentos, por exemplo polidos brilhantes com outros mates e uma só parede com um ton sur ton escuro adiciona personalidade e profundidade ao espaço.


Um dos melhores recursos para que uma qualquer porta passe despercebida, ou pelo menos não chame muito à atenção, é dar-lhes o mesmo acabamento de cor que a parede em que está inserida, ou até mesmo da mesma cor que o teto.


Optar por tons mais claros é interessante para quem almeja criar uma atmosfera tranquila. Não há melhor espaço para aplicar esta que o quarto, nele sempre deve primar a tranquilidade e propiciar o relaxamento, mas outros ambientes podem muito bem trazer a mesma atmosfera. O branco e as madeiras são excelentes aliados para conseguir este objetivo.

Quando se fala em trazer cores poderosas para a decoração, não estamos falando de montar um ambiente em clima de carnaval colorindo tudo de uma vez, mas sim em montar uma paleta de cores e trazer o máximo que conseguir nos itens decorativos. Como por exemplo, na imagem acima a paleta montada era em tons de azul escuro, branco e preto, unidos a texturas de madeira, ferro e dourado. A partir dessas escolhas foi possível montar um ambiente com a cor azul predominante, sem pesar e ficar monótono. 

Trazer cores para os móveis e neutralizar as paredes é uma ótima opção para quem mora em uma casa ou apartamento alugado, por que muitas vezes o proprietário não permite mudanças muito drásticas no imóvel. Fica muito moderno e interessante montar como cor principal algum mobiliário e utilizar a mesma em objetos pontuais, como quadros e decorações de mesa. 

Se a sua intenção é brincar com mais de um tom na decoração, é interessante você, ou o seu profissional, pensarem em cores que combinam e contrastam e usar elas em objetos pontuais, como quadros, luminárias, cadeiras, estofados, almofadas e decorações em geral, e utilizar cores neutras nas paredes e móveis maiores (mesa, rack, aparador, armário).

Muitas vezes queremos dar uma nova vida para um cantinho esquecido ou sem graça, e nada melhor do que aplicar cores portes nesse espaço para trazer vida e destaque, como foi o caso do recuo dessa parede do sofá. Neste caso o que ficou mais interessante foi a utilização da mesma cor para o sofá e a parede principal, pois o destaque ali é o recuo onde o sofá se encontra. 

A forma mais comum de trazer cor na decoração é escolhendo uma parede para colorir, se a sua escolha for essa, você pode deixa-la menos sem graça brincando com diversas texturas neutras no tapete, sofá e almofadas e trazer outras cores em estampa em pontos estratégicos, como no pufe e algumas selecionadas almofadas. Como na imagem acima, o ambiente não fica carregado, de cores e estampas pois as mais fortes estão em pontos distantes uma das outras, então não pesa o nosso olhar. 

Se você não tem medo de ousar, essa referência é para você. Para quem tem um ambiente pequeno e integrado, como uma sala de jantar e estar, por exemplo, pode ser muito interessante separa-los, mas não fisicamente, com uma parede ou divisória, mas sim com cores e texturas distintas. Neste caso, deixamos o destaque para o piso e as paredes do espaço da sala de jantar com a cor amarela, unindo-a a algumas cadeiras da mesma cor. As demais paredes foram pintadas em dois tons azuis, um claro e outro mais escuro, que também foram interligados através do quadro azul na sala de jantar, trazendo de maneira bem discreta a conexão dos ambientes, mas ao mesmo tempo distinguindo-os.  

As cores podem invadir tetos e chão e criar uma atmosfera contemporânea, agradável e divertida, a utilização de cores não tem muitas regras, você pode deixar a imaginação e criatividade fluir e brincar de transformar a decoração em obra de arte também, como são os casos das paredes com pinturas abstratas e geométricas. 

Como neste exemplo a cor branca, predominante na parede e teto, invadiu um pedaço do chão, criando uma divisão de ambientes interessante, em um formato mais geométrico e não extremamente simétrico, como muitos pensam que deve ser. A decoração ela tende a ser uma obra de arte, uma expressão de nossa criatividade, ouse.  

As cores trazem muita personalidade para o ambiente, pode ousar nas paredes também, elas não precisam ser necessariamente certinhas, retas e uniformes, como mostro nas imagens acima. Vale apostar em grafites, pinturas, ou até mesmo em papel de parede, para ficar mais fácil caso você não tenha aptidão para pintura. 

Quadros coloridos sobre uma parede lisa de um tom neutro, objetos de design sob mesas brancas, pretas, de madeira ou de vidro, portas que se destacam ao invés de se disfarçarem, pintando-se de uma cor viva… as hipóteses são infinitas para trazer um toque poderoso de cor para a decoração. 

Se você quer saber mais como utilizar cores para dar aquele up na sua decoração, ou quer um toque profissional na hora de transformar o seu ambiente, crie o seu projeto no Decoradornet e converse com um de nossos decoradores!