Dicas de como organizar um ambiente para dois

Publicado por DecoradorNet em

D
Você e seu namorado resolveram morar juntos? Mas não sabem como organizar o ambiente para os dois ? Aqui neste post levantaremos algumas dicas para manter a organização para a casa nova ficar com a cara do casal! 

É importante que o gosto de ambos sejam respeitados, por isso vale a pena antes de sair comprando tudo o que vê pela frente, sentarem os dois juntos para discutirem a respeito. 

Antes de pensar na decoração da casa nova, deve-se analisar tudo o que cada um tem individualmente, e se consegue aproveitar na casa nova. Separe seus itens pessoais, e só leve aquilo que realmente irá utilizar, as suas roupas e móveis também devem ser selecionados. 

Conversar com o parceiro(a) é fundamental nesse momento, juntos além de decidirem os detalhes da decoração, poderão decidir quais os móveis de cada um que conseguem aproveitar, de forma harmônica, na casa nova. 

Entrar num acordo com relação à paleta de cores que será utilizada é sempre uma decisão complicada, pode ser que um dos dois prefira cores mais escuras e o outro prefira cores vibrantes, tudo isso deve ser conversado com calma e levado em conta que talvez um tenha que ceder na escolha das cores para alcançar a sua tão sonhada televisão no quarto, por exemplo. 

Uma dica que eu dou para o casal que não consegue entrar em acordo com relação às cores, é sempre utilizar das cores neutras nas paredes, chão e móveis principais, enquanto as cores mais fortes ficam pontualmente em determinados objetos da decoração ou móveis menores. 

A cor branca sempre traz paz e amplitude aos ambientes, e é a cor que combina com exatamente qualquer outra. Sendo assim, há infinitas possibilidades para compor os ambientes de acordo com a personalidade do casal. 

Colocar a personalidade do casal na decoração nem sempre é uma tarefa muito simples, uma sugestão é trazê-la para a sala de estar, onde ficarão os seus convidados a maior parte do tempo. É interessante brincar com uma composição de quadros na parede e trazer algumas das cores predominantes dos quadros para os outros itens decorativos, como almofadas, pufes, poltronas e vasos de plantas. 

Os quadros com frases são excelentes para expor um pouco da história, amor e personalidade do casal de maneira criativa, e pode ser pendurados tanto no quarto quanto na sala de estar. Os quadros mais minimalistas, em preto e branco, são também excelentes para manter a neutralidade nas paredes e assim conseguir ousar nas cores dos demais itens decorativos. 

Quando se fala em cores neutras, não estamos falando apenas de preto e branco, o cinza é a mistura dessas cores e também entram na linhagem neutra, assim como o cimento queimado. 

A textura de cimento é excelente para inserir nas paredes ou para incluir no piso,  é possível também combinar facilmente qualquer outra cor e até mesmo a madeira fica incrível nessa composição. 

Elementos que remetem a personalidade, os sonhos e ambições do casal, podem ser expressos na parede da cabeceira, por exemplo, através de uma pintura artística ou papel de parede ou até mesmo um objeto tridimensional. 

Como no exemplo acima, o mapa múndi foi o escolhido para estampar a parede das cabeceiras, na primeira imagem temos um papel de parede que completa toda a parede da cama, enquanto na segunda imagem temos um objeto tridimensional de madeira pintado de preta que estampa e contrasta sutilmente com a parede da cama, cujo o fundo é em textura de cimento queimado. 

Um mix de criado mudo também é a opção perfeita para quando o casal não entra em consenso para decidir qual o modelo do criado mudo usar, além de criativo essa ideia é atual e bem interessante, as possibilidades são enormes para compor os criados.  Você pode colocar uma planta ou um objeto no lugar e apostar em um painel de madeira atrás do outro criado mudo, compondo com um móvel em cor pastel e uma luminária pendente. 

Há inúmeros modelos de criado mudo, para todos os gostos, uma opção interesse de composição fáceis são os móveis no estilo vintage com gaveta e nicho, ou então uma gaveta suspensa. Plantas e banquinhos trazem charme na composição com o criado mudo. 

Se o casal optar por um quarto mais clean, e utilizar a menor quantidade de materiais e cores, uma ótima opção é acompanhar o mesmo material da cabeceira para o criado mudo. Os móveis suspensos, parafusados diretamente na cabeceira, seguem o visual mais clean, que combina bastante com a decoração mais neutra e minimalista. 

As cores podem trazer mais harmonia para o ambiente, pintar uma parede ou todas com alguma cor, pode trazer muito mais vida e personalidade para o quarto do casal. Se vocês optarem por utilizar cores na pintura das paredes, mas tem medo de enjoar com o tempo ou de não se adaptarem, aconselho usar cores em tons pastéis, ou cores mais fechadas como no exemplo da imagem acima. 

Mas, caso o casal não tenha medo de ousar nas cores, uma proposta bastante interessante é mesclar as cores preferidas dos dois. No exemplo acima, usaram as cores cinza e rosa, e brincaram com a variação delas tanto nos móveis quanto nas paredes sem ficar sobrecarregado o ambiente. Outra opção, como mostra no exemplo abaixo, é combinar a cor das cadeiras da mesa de jantar, com as almofadas da sala de estar, pode brincar com as estampas também. Tanto no papel de parede, quanto nas artes dos quadros e até no tapete, nota-se que todas elas seguem a mesma linha geométrica com cores variando entre o preto, branco e cinza, desse modo não cansa o olhar e toda a decoração fica toda alinhada. 


Para a escolha dos móveis,  aposte nos móveis clássicos e atemporais, eles são mais fáceis de combinar entre si e se enquadram em todos os tipos de decoração. O clássico pode ser muito divertido se combinar as cores preta e branca, por exemplo, colocando um tampo de mesa branco com cadeiras pretas, por exemplo, você pode apostar em luminárias pendentes na cor preta também, caso as paredes sejam brancas. E as paredes também podem ser revestidas com cerâmicas ou porcelanatos com design diferente, para quebrar a seriedade do branco e preto.

Otimizar o armário para caber as roupas dos dois é uma tarefa difícil, mas não impossível. Juntando algumas prateleiras, cômodas e sapateiras é possível criar um closet conjunto, se tiver um espaço sobrando no quarto vale apostar nessa ideia, e acrescentar uma porta de correr para separar os ambientes. Ou se a casa nova tiver um quarto sobrando, vale a pena apostar em um grande closet para vocês dividirem não se preocuparem em dividir um armário, para isso vale a pena contratar um de nossos profissionais para ajudarem vocês a planejarem com carinho todo o espaço para o closet dos sonhos. 

Bom, por fim a última dica vai para aquele cantinho que ficou sobrando na casa, a solução que trouxe é criar nele um espacinho especial para um dos moradores, que traga ali mais a personalidade dele, com objetos pessoais dele conseguimos criar o cenário perfeito para ler um livro, tirar fotos, ou até mesmo descansar após um dia de trabalho. 

Espero que as dicas tenham sido inspiradoras para começar hoje mesmo a mudança de vocês, e se precisarem de uma ajudinha de um profissional, faça um projeto com um de nossos decoradores.


Até mais. 

Categorias: Dicas