Dicas de como decorar uma lavanderia pequena

Publicado por Decoradornet em

Lavanderias práticas e inteligentes

Quando se trata de decorar os ambientes da nossa casa acabamos dando pouco a nenhuma atenção para a área da lavanderia, principalmente quando ela é pequena. Planejar a decoração da sua lavanderia pequena é sim importante, além de torna-la um ambiente mais agradável para os trabalhos diários você consegue otimizar as tarefas e deixar o lugar bem mais organizado. Lavar roupa e as outras atividades domésticas não são exatamente tarefas que nos deixam feliz, mas que tal melhorar as coisas um pouquinho deixando o ambiente mais agradável de estar e funcional ao mesmo tempo? O seu bem estar e disposição para fazer as coisas tem tudo a ver com os espaços em que você vive.

Lavanderia pequena integrada com cozinha em projeto feito no Decoradornet pela profissional Renata

Tornar a sua lavanderia pequena um lugar bonito, prático e organizado é possível, e hoje vamos abordar este tema te dando algumas dicas especiais de como fazer isso na sua casa e transformar completamente o seu ambiente e o seu dia a dia, lembrando que a lavanderia ideal precisa englobar as funções de lavar roupa, secar, passar e armazenar produtos de limpeza.

Muita coisa pra pouco espaço? Aproveite estes conselhos e veja como é possível. São dicas valiosas para quem não dispõe de muito espaço, mas ama ter tudo organizado de forma prática.

Prateleiras e Nichos

Não é porque tem que ser funcional que a sua lavanderia não pode ser esteticamente bonita. As prateleiras e os nichos podem ser ótimos aliados na organização, economia de espaço e ao mesmo tempo decorativos. Que tal mesclar os itens de serviço com algumas plantas e objetos de decoração? O legal aqui é contar com a ajuda de cestos organizadores bem bonitos, eles trazem o toque da decoração porque camuflam as embalagens dos produtos e são super úteis para lavanderias pequenas!

Armários

Sabe aquelas embalagens de produtos de limpeza que são zero interessantes para ficarem expostas? Já pro armário! Alguns modelos prontos são multi funcionais e com um design clean que pode ser adaptado ao seu ambiente com facilidade. Parece óbvio, mas é muito importante conferir as medidas do seu espaço livre e do armário antes de comprar, a ideia é otimizar o espaço e não causar um incomodo na circulação.

Se você optar pela marcenaria planejada pode ter resultados estéticos super interessantes além de muito funcionais também porque aí você aproveita cada cm da lavandeira. Não é a lavanderia que tem que se adaptar aos armários ou módulos prontos e sim os armários que deve ser moldados a ela para um melhor resultado. O projeto de planejados pode ser feito com um de nossos profissionais, para se conectar clique aqui.

Neste projeto da profissional Kalinca a marcenaria da lavanderia segue o mesmo padrão e cores da cozinha, dando uma sensação de continuidade. Feito no Decoradornet

Como falamos, a funcionalidade aqui é essencial! Então, não se esqueça das divisões internas. É interessante seu armário de lavanderia conter prateleiras com vãos de alturas de tamanhos variados conforme a necessidade porque há produtos em galão ou potes para sabão em pó, por exemplo, que são bem mais altos; mas também há outros mais baixinhos assim você tem altura adequada para todos. Vale também um espaço reservado para pendurar os instrumentos maiores de uso diário como a vassoura, pá e não se esqueça do aspirador de pó, já pensou que mico planejar tudo e ele ficar pra fora?

Lavandeira com as portas abertas para ver planejamento do interior do armário.
Projeto feito no Decoradornet pelo Thiago.
Lavandeira com as portas fechadas. Repare que o nicho amadeirado fica aberto e pode abrigar vasinho, objetos de decoração e potes bacanas que servem de refil para produtos que são usados com bastante frequência: praticidade e estética juntas nesta solução.
Projeto feito no Decoradornet pelo Thiago.

Uma dica legal e prática é aproveitar os armários superiores para instalar o cabideiro na base, de madeira ou metálico, você aproveita o espaço e acaba com as roupas empilhadas e espalhadas. Fora que ninguém merece ficar horas passando uma blusa e depois ter que dobrar! Você pode ter onde pendurar na lavanderia roupas que ficam originalmente penduras no armário, assim este cabideiro fica como uma área de transferência a espera de ir um local para o outro.

Lavanderia com projeto de marcenaria planejada feito no Decoradornet pelo profissional Thiago Repare no cabideiro e que ele não invade a área do tanque porque não daria certo. Repare na mescla do tom fendi com a madeira e no resultado sofisticado. A bancada acompanha o mesmo acabamento – granito preto São Gabriel – da bancada da cozinha porque fica muito informação e não coordenado usar dois materiais diferentes A NÃO SER que o material da cozinha seja muito nobre e não valha o investimento aplicar ele na lavanderia também.

A lavanderia dentro do armário

É isso mesmo! Esconder a máquina de lavar dentro do armário de marcenaria pode ser uma sacada de mestre. É uma solução mega usada nas casas americanas que muitas vezes tem um “roupeiro lavanderia”no corredor. Aqui no Brasil já vemos esta solução adaptada e camuflando lavanderia em varandas e/ou cozinhas abertas. Todos os componentes da lavanderia podem se esconder dentro de uma armário até mesmo a tábua de passar que pode ser acoplada na marcenaria e facilmente montada e desmontada para o uso. Até mesmo o tanque. Além de otimizar o espaço você resolve muito da questão estética e organizacional. Pode até assim ganhar a área da lavanderia antes isolada para a varanda ou para a cozinha. Só tenha em mente que você vai precisar nesta solução investir em armários bonitos e funcionais que se abram completamente enquanto a máquina está sendo utilizada e podem se transformar quando o serviço termina deixando a vista apenas um belo armário ou portas camufladas em um painel. Veja estes exemplos que bacanas:

Dica extra

Falando em praticidade, olha que bacana essa ideia! O armário inferior desta lavanderia pequena ganhou uma abertura pra abrigar a caixa de areia do gatinho do morador:

fontes imagens acima: 1 e 2

Divisórias e cobogós

Quando a lavanderia é integrada a cozinha as divisórias podem ser um item de destaque! Além de criar uma limitação física entre os dois ambientes as divisórias como os cobogós permitem a entrada de luz e ventilação, não prejudicando as condições ideias da cozinha.

“Os cobogós são elementos que juntam funcionalidade e estilo na decoração. Ele também é muito querido porque promove a separação e a integração dos espaços, ao mesmo tempo, uma vez que podemos ver através da parede. Nesta Lavanderia criamos uma meia parede e fizemos o fechamento restante com cobogó de cimento, permitindo a entrada de luz e ventilação, separando o ambiente da área social, sem perder a funcionalidade.”

cita Debora, profissional do Decoradornet.

Existem cobogós de todas as formas e cores, aqui a criatividade pode mostrar a sua cara porque ele é uma verdadeira peça de arte e vira uma escultura 3d dentro do projeto! Inspire-se:

Pequena lavanderia com divisória de cobogós feita no Decoradornet pelo Alécio

Por ser um ambiente pequeno e, na maioria das vezes, escondido nas casas e apartamentos, as lavanderias acabam ficando de fora na hora da reforma, nunca são prioridade. Agora que você já aprendeu com a gente, procure dar mais atenção e dedicar um tempo à transformação da sua lavanderia com o mesmo carinho que você se dedica aos outros ambientes.

Um ambiente tão cheio de necessidades e de dimensões reduzidas requer um cuidado ainda maior na hora de escolher os itens, móveis e acessórios que irão compor essa decoração com função de organização, uma vez que as escolhas erradas podem tornar o ambiente apertado, com má circulação ou prejudicar entrada de luz e ar que são fundamentais.

Lavanderia funcional e marcenaria minimalista por Alécio

“Na maioria dos lares a lavanderia sempre acaba sendo um espaço pequeno e sem muita atenção, isso reflete diretamente na organização do ambiente. É na lavanderia, ou área de serviço, que ficam os produtos de limpeza e utensílios como vassoura, balde e esponja. E, talvez por isso, ela se torne uma espécie de depósito da casa. Porém, ter uma lavanderia planejada, organizada e com uma decoração bonita faz com que as tarefas domésticas sejam mais agradáveis.Lavanderia não é depósito viu?”

diz o decorador Alécio.?

Decorar de forma prática e profissional os ambientes pequenos se tornou uma necessidade, uma vez que a tendência atual dos imóveis é de áreas cada vez menores. A lavanderia acaba tendo um espaço reduzido, mas de grande utilidade – por isso, aqui vale muito a ajuda profissional para tirar o maior proveito da metragem quadrada que você possui.

Conecte-se com um dos profissionais de decoração de interiores do Decoradornet e tenha a ajuda que você precisa e merece. Morar bem faz bem pra alma. Clique aqui para começar agora e pedir um orçamento sem compromisso.