Como é o estilo Japandi?

Publicado por Decoradornet em

Conheça este estilo de decoração que é tendência!

O estilo de decoração Japandi é uma mistura de dois estilos, que combina o minimalismo japonês com a elegância escandinava.

O estilo nórdico já conquistou os interiores por seu lado funcional, acolhedor e aconchegante. Enquanto isso, o espírito japonês oferece uma estética minimalista e certamente zen. Por mais que à primeira vista seja difícil associar duas culturas um tanto diferentes, saiba que ambas compartilham de princípios parecidos, com base em dois conceitos presentes em cada região: Wabi Sabi e Hygge.

Inspiração com estilo de decoração japandi

O Wabi Sabi se trata de uma filosofia japonesa, onde a palavra “wabi” significa simplicidade, rústico… enquanto “sabi” se refere à beleza da idade, desgaste do tempo. Essa filosofia por sua vez valoriza a aceitação, a transitoriedade e a beleza da imperfeição. Já o conceito Hygge remete a um estilo de vida do país nórdico que valoriza o aconchego e os prazeres simples da vida como estar confortável e alegre dentro de casa. 

Dessa maneira, o estilo japandi nos traz um novo olhar para a decoração e realça a importância que a casa tem em nossa vida, fato descoberto por muitas pessoas durante o período de isolamento mediante a pandemia.

Inspiração com estilo de decoração japandi

Materiais do estilo Japandi

O estilo japandi dá lugar de destaque às matérias-primas naturais: madeira, fibras naturais como vime, bambu ou rattan, mas também terracota e cerâmica ou mesmo metal.

Em uma sala de estar em Japandi, a madeira clara de estilo escandinavo se mistura com a madeira mais escura, como carvalho ou nogueira, encontrada na influência japonesa. 

Para adotar a tendência japandi em seu interior, você pode optar por metal, couro ou até concreto, com pequenos toques e aquecer sua decoração com tecidos macios.

Invista em texturas aconchegantes para trazer ainda mais conforto para a decoração simples do seu imóvel. Crochê, tricô, linho, algodão e demais estofados são muito bem-vindos no estilo japandi.

Cores do estilo Japandi

As cores suaves combinam com tons pastel para decorar as paredes e a madeira clara, específica para a estética escandinava, encontra a madeira crua, mais autêntica.

Para o estilo japandi a frase “menos é mais” é levada muito a sério. Por essa razão, procure eliminar itens desnecessários e opte por móveis funcionais e versáteis que despertem leveza e tranquilidade para o ambiente. Não há necessidade de acumular quadros, esculturas e demais objetos decorativos.

A arte do minimalismo

Para uma decoração japandi, há uma palavra chave: simplicidade. Elimine o supérfluo e opte por móveis com linhas limpas, funcionais e estéticas. Cada quarto deve ser cuidadosamente escolhido e colocado para criar um espaço tranquilo. Não há necessidade de acumular pinturas e objetos decorativos. Escolha uma bela lâmpada de design, um vaso grande, alguns livros e pronto!

Mas um interior descomplicado não significa que você precisa viver em uma casa completamente vazia: significa apenas que tudo precisa ser cuidadosamente escolhido e organizado.

Quer adotar o estilo de decoração Japandi na sua casa mas não sabe por onde começar?

Tenha uma ajuda profissional para decorar o seu ambiente com o Decoradornet.
Conte tudo o que precisa e deixe a mágica acontecer!

Encontre o decorador ideal que combina com o seu estilo e que seja compatível com o seu bolso.
Clique aqui para começar!